A maior aquário móvel da Europa vai estar instalado no Cartaxo, no distrito de Santarém, nos dias 30 e 31 de março. Através da iniciativa “O Fluviário Vai à Escola” será possível mostrar aos miúdos — e à restante população — a vida que cada rio contém.
Os pimpões e as carpas, os barbos e os esturjões vão instalar-se, então, no centro da cidade, junto à Praça de Touros, para oferecer uma experiência, que promete ser única e inovadora, de aprendizagem ao vivo, em contacto direto com o ecossistema fluvial.
Com 14 metros de comprimento, 22 mil litros de água e mais de dez espécies de peixes, o aquário gigante (colocado num semireboque) está preparado para receber mais de 1.500 crianças e jovens, que poderão participar gratuitamente na atividade promovida pela autarquia.
Os perigos da poluição nos rios, a importância da preservação das espécies para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, a fauna e a flora aquáticas ou o risco de espécies invasoras, são alguns dos temas sobre os quais os miúdos vão ficar a saber mais. A sessão será tão divertida quanto pedagógica, e terá linguagem adaptada aos diversos níveis de ensino. Estão ainda planeados alguns workshops temáticos.
Nos dias 30 e 31 de março, quinta e sexta-feira, os miúdos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos dos dois agrupamentos de escolas do concelho, vão ter o Fluviário reservado para eles. Na primeira data, porém, a Câmara Municipal do Cartaxo abre as visitas a toda a população, em duas sessões que vão decorrer das 20h30 às 21h30 e das 21h30 às 22h30, respetivamente.
A participação é sempre gratuita, mas reservada à lotação do espaço — 140 lugares sentados.
Carregue na galeria para descobrir aquele que é o maior aquário móvel da Europa e algumas das espécies lá presentes.