O Carnaval de Estarreja, no distrito de Aveiro, é um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos de Portugal e, após dois anos de pandemia, os desfiles estão finalmente de regresso para animar a cidade — e a festa vai durar 11 dias.
De 11 a 21 de fevereiro, a cidade irá receber o “carnaval brasileiro, o da folia, de e para as famílias”. É, como explicam, “uma manifestação de várias expressões culturais” que convivem num evento único que junta toda a comunidade.
A foliar desde 1897, o Carnaval de Estarreja apresenta, a cada ano que passa, um programa mais completo e diversificado, que integra concertos, espetáculos, espaços de atelier e visitas aos bastidores desta verdadeira “fábrica da fantasia”. O ambiente de festa e alegria vai ser vivido sobretudo na Praça Francisco Barbosa, onde estará instalado o Espaço Folia, com muita diversão e noites carnavalescas.
Durante 11 dias, haverá vários eventos entre este recinto e o Parque Municipal do Antuã, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos. Além das marchas, pode esperar concertos de Toy (dia 11), Nel Monteiro (dia 15), Rouxinol Faduncho (dia 17), Funil & Abelhinha (dia 19) e Kumpania Algazarra (dia 20).
Um dos grandes pontos alto desta edição é o Carnaval Infantil, que promete um regresso em grande: no dia 12 de fevereiro, domingo, no Sítio do Carnaval, o desfile vai ter um número recorde de 1800 participantes, divididos entre 14 grupos — será o maior de sempre.
O corso infantil é “uma das iniciativas com maior envolvimento, empenho e dedicação da comunidade escolar, dos alunos aos professores, auxiliares e encarregados de educação, bem como das IPSS e associações do concelho”, sublinha a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.
Depois, no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, as Marchas Luminosas chegam para encherem a noite de luz, com a tradicional chegada dos reis do Carnaval à estação dos comboios. A 17, sexta-feira, há o desfile noturno das escolas de samba e os grandes corsos carnavalescos chegam no domingo, dia 19. A terça-feira de Carnaval (21 de fevereiro) será marcada pelo percurso dos sete grupos de folia e quatro escolas de samba pelas principais artérias da cidade.
A autarquia vai investir cerca de 375 mil euros para levar à rua um “Carnaval de qualidade”. A programação completa está disponível online, assim como os bilhetes para assistir aos grandes corsos e desfiles principais. Os preços começam nos 2,50€.
De seguida, carregue na galeria para ver imagens de edições anteriores das celebrações do Entrudo em Estarreja.