Miúdos

O novo agente do videojogo “Rainbow Six Siege” é português e transgénero

Isaac Nunes Oliveira nasceu em Ponta Delgada, nos Açores. Vai poder jogar com esta personagem a partir de 28 de novembro.
Está prestes a poder jogar como Tubarão.

Os fãs de videojogos estão, certamente, familiarizados com “Rainbow Six Siege”, um jogo de guerra que foi lançado a 1 de dezembro de 2015. Desde então que têm sido criados vários updates, levando novas personagens e histórias para o público em todo o mundo. A 28 de novembro vai ser disponibilizado novo conteúdo (chamado “Operation Deep Freeze”) e, no meio das novidades, encontramos um agente português transgénero.

Isaac Nunes Oliveira é mais conhecido como Tubarão. Nasceu em Ponta Delgada e foi lá que “aprendeu a importância do trabalho em equipa”, segundo a história do jogo. A sua infância nunca foi fácil, e era no oceano que encontrava a sua tranquilidade — daí ter este nome.

Depois de ter mudado de género e de ter treinado o seu corpo durante vários anos, Isaac decidiu entrar no treino de seleção para se juntar à Marinha Portuguesa. Foi bem sucedido. E é aquele o seu papel no videojogo.

“Todos os homens são diferentes. O Tubs é trans, por isso teve de lutar duas vezes mais pelo seu lugar. Não o podemos quebrar. Só temos de o deixar fazer o que tem a fazer”, explica a Ubisoft, uma empresa francesa de videojogos fundada em 1986.

O nome pode não lhe parecer familiar, mas provavelmente conhece algumas das propostas que já lançaram. A mais famosa é a saga “Assassin’s Creed”, que já vendeu cerca de 200 milhões de cópias. “Far Cry”, “Rayman”, “Watch Dogs” e “Immortals Fenyx Rising” são outros dos títulos de sucesso do currículo.

Em “Rainbow Six Siege”, cada personagem tem habilidades específicas. Além de poder carregar diferentes armas, como uma espingarda de assalto, Tubarão vai usar as granadas Zoto.

Estas armas têm um poder bastante especial que, embora não seja mortífero, poderão ajudar a mudar o rumo de cada partida. Quando são usadas, congelam tudo à sua volta, deixando os inimigos mais vulneráveis. Nesta temporada “Operation Deep Freeze” também será disponibilizado um novo mapa para os jogadores.

Isaac Nunes Oliveira não é a primeira personagem trans do videojogo. Em 2021, já tinha sido apresentada Osa, uma mulher transgénero. “O nosso objetivo é representar o maior número possível de pessoas. É importante incluir a identidade de género nesse esforço”, explicou Simon Ducharme, um dos escritores do projeto, à revista “Pink News”.

“Rainbow Six Siege” está disponível na PlayStation 4 e 5, XBox One, S e X, Microsoft Windows, Google Stadia e Amazon Luma. Custa 29,99€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT