“Não podemos comprar isso, é muito caro”. Esta era, sem dúvida, uma das frases mais repetidas pelos nossos pais sempre que nos viam agarrados ao brinquedo, livro ou jogo que queríamos simplesmente pegar e levar para casa.
Ensinar os miúdos a poupar e a saber gerir orçamentos pode ser uma tarefa bastante difícil, sobretudo se não lhes explicarmos o básico: o dinheiro não é infinito. Assim, a primeira lição – e a mais importante – é explicar-lhes que o dinheiro acaba e que, por isso, é crucial planear bem os nossos gastos.
Esta tarefa complicada para os pais vai tornar-se muito mais fácil com a ajuda da Revolut Junior, a nova conta criada pela Revolut para ajudar as crianças e jovens a gerir o próprio dinheiro e a desenvolver a sua educação financeira – enquanto tudo é supervisionado pelo adulto responsável (pais ou tutores legais). Desenhada para miúdos dos sete aos 17 anos, a Revolut Junior engloba uma conta, um cartão e uma app.
Isto significa que as contas só podem ser criadas pelos adultos, em conjunto com os mais novos, e que estes têm de ser – ou tornar-se – clientes da Revolut, a super app financeira mais conhecida do mundo.
Além de permitir que os miúdos façam compras, verifiquem os seus movimentos e recebam alertas de transações, a Revolut Junior procura dar as dicas e ferramentas essenciais para envolver pais e filhos num diálogo construtivo sobre dinheiro, com vários objetivos, como controlar os gastos da família, aumentar as competências financeiras, ajudar a definir objetivos de poupança e oferecer autonomia e responsabilidade aos mais novos, valores que lhes serão certamente muito úteis quando crescerem.
Como é que tudo funciona?
Bom, primeiro é preciso ter ou criar uma conta Revolut. Através dela, pode configurar a conta para a criança ou jovem e encomendar o cartão Revolut Junior – escolhendo entre os vários designs exclusivos. Depois, instala a app no smartphone da criança e a partir daí, ela conseguirá gerir o dinheiro que os pais carregam na sua conta.
Através da app, os miúdos conseguem ver o seu saldo sempre atualizado e todas as transações. Para os pais poderem monitorizar tudo, basta-lhes acederem à sua conta Revolut, que tem uma secção dedicada ao plano Junior.
A partir das suas contas, os pais conseguem transferir dinheiro de forma direta e imediata para a conta dos filhos, e ter acesso a todos os saldos e transações. Podem ainda ativar diferentes definições de segurança que lhes podem oferecer alguma tranquilidade adicional, tais como definir se autorizam a realização de pagamentos online ou levantamentos em caixas Multibanco. Caso os menores percam o cartão ou sejam vítimas de roubo ou furto, os pais podem também bloquear o cartão e a conta remotamente, impedindo o seu uso indevido.
Clientes com os planos Premium e Metal podem gerir até cinco contas Revolut Junior e fazer pagamentos recorrentes – como as típicas mesadas ou semanadas –, e definir objetivos financeiros para os miúdos aprenderem a poupar para comprarem, por exemplo, aquelas sapatilhas que tanto adoram.
Podem ainda definir tarefas que os seus filhos realizam para receberem dinheiro extra. Para isso, definem o nome da tarefa, a quantidade monetária da recompensa e escolhem o cronograma para a tarefa. Se a tarefa for recorrente, pode ser definida semanalmente (por exemplo, limpar o quarto), em ocasiões específicas ou até diariamente.
É também possível receber relatórios de transferências ou implementar valores máximos de gastos para que, com a sua ajuda, seja muito mais fácil poupar a mesada, compreender as análises e guardar dinheiro para situações especiais.
Saiba tudo sobre o cartão Revolut Junior através do site da Revolut.