Miúdos

Pavilhão do Conhecimento celebra Dia da Terra com oficinas, livros e visitas às escuras

Entre outras coisas, irá aprender a fazer um compostor com materiais reciclados. Todas as atividades são gratuitas.
O programa perfeito para famílias.

O Dia Mundial da Terra assinala-se a 22 de abril. O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, não podia deixar a data passar em branco, pelo que preparou um programa repleto de propostas originais que se estende até sábado, 23.

Um dos destaques é mesmo a visita, às escuras, àquele que é o maior centro de ciência do País. Está agendada para as 21 horas de sexta-feira e, como iluminação, terá apenas a luz das lanternas dos participantes. Durante a mesma, investigadores e ativistas vão partilhar a sua luta pela defesa do planeta, adianta a instituição. Os exploradores serão chamados a partilhar o que colocariam na mochila, em caso de catástrofe, para sobreviver.

Antes, às 15 horas, vai ser lançado “A revolta da natureza em Brimsa”, um livro que “começa com um estranho sms que pede a dedicação da população de Brimsa para compreender a natureza”. Todas as pessoas que marcarem presença na sessão ganham um exemplar assinado pela investigadora Vanda Brotas, autora desta história.

Para as 11 horas de dia 23 está planeado um workshop no laboratório, conduzido por Carolina Bianchi, CEO da Mudatuga, uma empresa que tem como missão alertar para a importância da compostagem doméstica e comunitária, que “convida as famílias a porem as mãos na terra para estudar as minhocas, descobrir como estas reciclam a matéria e de que forma nos podem ajudar a reduzir o lixo que produzimos”.

Às 15 horas, a bióloga apresenta um novo desafio. Dessa vez, os inscritos devem construir um compostor com materiais reciclados segundo o método japonês Takakura.

“Investir no nosso Planeta” é o mote da edição deste ano da efeméride, que convida empresas, governos e cidadãos “a desenvolver iniciativas que promovam mudanças de comportamento com vista à resolução da crise climática e à criação de um planeta saudável”. A programação completa do evento está disponível online. Não deixe de se inscrever, caso não queira ficar de fora. Todas as atividades são gratuitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT