Nos últimos meses, o Roblox, uma das plataformas digitais mais populares entre miúdos e adolescentes, tem gerado várias queixas. Em causa, estão pais preocupados com o facto de os filhos estarem a ser abordados por desconhecidos, muitos deles adultos, e a serem expostos a conteúdo sexual.
Criada em 2006, a aplicação tem crescido em popularidade entre jovens de todas as idades, nos últimos anos. Trata-se de uma plataforma de criação de jogos e de mundos virtuais e interativos, que dá a possibilidade de criar avatares personalizáveis que podem simular várias atividades do mundo real, como conduzir, praticar desporto ou construir casas, por exemplo.
Apesar da descrição inocente, uma investigação da agência norte-americana Revealing Reality, citada pelo “The Guardian”, revela dados preocupantes. Aponta para o contraste “entre a aparência amigável para crianças do Roblox e a realidade do que as crianças experimentam na plataforma”, sublinhando que é “profundamente perturbador.”
As histórias multiplicam-se. É o caso de um pai britânico que descobriu que o filho, de 10 anos, estava a ser persuadido a enviar fotografias e vídeos comprometedores a um estranho. “Descobrimos que um homem da Índia o tinha abordado e o tinha treinado para contornar os nossos controlos de segurança na Internet”, revelou ao jornal.
Outro dos casos envolve uma menina de nove anos que, segundo a reportagem, passou a ter ataques de pânico. As crises começaram depois de ter sido exposta a conteúdo explícito enquanto jogava Roblox.
As conclusões da investigação
Para realizar este trabalho, a equipa da Revealing Reality criou várias contas falsas que simulavam utilizadores na casa dos cinco, nove, 10, 13 e acima dos 40 anos, respetivamente. Estes avatares interagiam apenas entre si para não serem influenciados.
No final do ano passado, as definições do jogo foram alteradas para impedir que jovens abaixo dos 13 anos enviassem mensagens privadas a outros jogadores. Apesar da decisão, os menores de idade continuam expostos a vários perigos, como se verificou em cada conta criada para esta investigação.
O primeiro exemplo é que um utilizador com cinco anos tem facilidade em comunicar com adultos sem que haja verificação da idade. Já a partir dos 10 anos, acrescenta o “The Guardian”, podem aceder a “ambientes altamente sugestivos” e entrar em chats de voz onde os responsáveis conseguiam ouvir sons de cariz sexual.
Quando experimentaram simular um utilizador com mais de 40 anos, verificou-se a facilidade que homens mais velhos têm a pedir informação a estes miúdos. No caso, foram solicitados, com sucesso, os dados de acesso da rede social Snapchat ao utilizador com cinco anos.
A empresa reconhece o problema, porém, afirma que a questão foge do controlo dos responsáveis pelo jogo. Segundo os criadores, “tem de ser resolvida através da colaboração com os Governos e de um compromisso de toda a indústria para com medidas de segurança fortes em todas as plataformas”.
Em Portugal, o Roblox está disponível em smartphones e computadores, assim como em consolas Xbox e Playstation. É de acesso gratuito, com alguma opções pagas dentro da plataforma.