Miúdos

Skoola: a academia de música urbana que quer animar as férias de verão dos miúdos

Em cada semana de julho, há um tema diferente e convidados especiais que vão levar a música aos jovens.
Os miúdos vão adorar.

A Skoola, uma academia de música urbana, abriu em abril de 2021 dentro do espaço do Village Underground, em Alcântara, com uma missão simples: levar a música e o seu modo de vida ao maior número de jovens possível. É uma academia onde a aprendizagem de música não segue as regras ou modelos convencionais; segue sim um “modelo totalmente diferenciado de educação não-formal em que o foco é o jovem participante, enquanto construtor do seu próprio conhecimento”.

É neste espaço multifuncional, com salas para as atividades em autocarros, contentores e uma sala de espetáculos, que miúdos dos 10 aos 18 anos podem descobrir o seu potencial musical e a sua identidade artística. Depois de promoverem ciclos e bootcamps, a Skoola está a preparar um mês inteiro de férias de verão — e em cada semana de julho há um tema diferente e convidados especiais.

Os pais podem optar por inscrever os filhos na primeira, segunda, terceira ou quarta semana de julho, ou até mesmo em todas. “A criatividade, imaginação, criação artística é sempre a base do processo criativo em cada semana”, explica a escola.

Na primeira semana de julho, de 3 a 7, o diretor artístico da Skoola, Filipe Sousa, convida o artista multidisciplinar Nuno Veiga para receber um grupo de 30 jovens e, juntos, fazerem música para filmes. Serão dias dedicados à exploração da linguagem corporal, da expressão facial, da construção de personagens e nos processos de criação musical e sonora para o filme.

Entre 10 e 14 de julho, a convidada é Kate Smith, especialista em criar música e facilitar a criação coletiva de música para vozes e corpos em movimentos. O objetivo desta segunda semana é traduzir as respostas dos jovens à arte visual em mini-cenas que combinam música, movimento e narrativa. Aqui, os jovens são encorajados a colaborar em grupo na criação de histórias, composição musical e escrita de canções. No final, depois de escreverem pequenas narrativas e criarem paisagens sonoras, letras e músicas, há uma apresentação pública para pais e amigos. 

Na terceira semana acontece também a nova edição do Música com Energia, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Fundação EDP, com o objetivo de criar ferramentas para pensar o futuro nos temas da sustentabilidade e da transição energética justa. Durante cinco dias, o grupo vai estar empenhado em refletir, escutar, conversar e fazer música à volta do tema.

Já na última semana de julho será organizado um workshops para participantes a partir dos seis anos e até aos 12. Com direção artística de André Ferreira e facilitadora Ana Luisa, ambos licenciados em Música da Comunidade, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música, e com larga experiência em fazer música com os mais novos.

Cada semana das férias de verão da Skoola tem um custo de 170€ e as atividades acontecem entre as 9h30 e as 17h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail ola@nullskoola.pt. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT