Miúdos

Uma das obras de arte mais famosas do mundo pode ser sua — se a construir em Lego

O set "Noite Estrelada" é tridimensional e pode ser pendurado na parede, como se fosse realmente um quadro.
Todos lá em casa vão adorar esta obra.

“A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, é uma das pinturas mais conhecidas e apreciadas do mundo. Com tons predominantemente frios, o quadro foi pintado em 1889, inspirado pela vista que o artista tinha da sua janela no asilo do Mosteiro de Saint-Paul de Mausole, em Saint-Rémy, França, onde passou 12 meses. Agora, a obra pós-impressionistas está a ganhar uma nova vida no novo set de Lego tridimensional.

O conjunto foi criado por Truman Cheng, um super-fã chinês da marca. A sua ideia foi submetida na plataforma Lego Ideas e foi criada em conjunto com o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), onde podemos encontrar a pintura de Van Gogh — avaliada em 100 milhões de dólares (cerca de 95 milhões de euros) pelos especialistas.

Agora, os fãs de arte têm a possibilidade de recriar esta obra-prima bastante detalhada com os famosos blocos de plástico colorido. Vai poder juntar as estrelas cintilantes à lua, colocando-as sob a paisagem da aldeia na Provença. O set também inclui uma minifigura do artista, com um pincel, paleta e cavalete. Poderá ser pendurado na parede, como se fosse um quadro do artista.

“Encontrar truques e técnicas para capturar o aspeto da pintura original foi um bom exercício mental”, comenta Truman Cheng em comunicado. A criação do estudante de 25 anos recebeu 10 mil votos por parte da comunidade de fanáticos por Lego, e a marca não conseguiu ignorar aquilo que prometia ser um sucesso. “O design de Truman já era ele próprio uma obra-prima, pois conseguia mostrar quantos elementos e técnicas poderiam ser usados para replicar esta obra icónica de Van Gogh”, sublinha, desta vez, Frederico Begher, diretor de marketing da Lego.

O conjunto estará à venda ao público a 1 de junho, e terá um custo de 169,99€. Pode ser adquirido no site e, provavelmente, também o encontrará na primeira loja oficial da Lego que abre em Portugal ainda este ano, como lhe contámos neste artigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT