Aberto desde 2000, o Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, é o maior e mais verde jardim zoológico do Norte do País. Com cerca de 700 animais de 150 espécies, o espaço vai voltar a receber os famosos campos de férias, que permitem aos miúdos descobrir mais sobre os animais selvagens que habitam o complexo.
Durante a pausa escolar da Páscoa, entre 14 e 17 de abril, o Zoo Santo Inácio preparou uma semana de atividades lúdicas e educativas para quem tem entre seis e 13 anos. Ao longo da semana, os miúdos vão poder aproximar-se dos animais, preparar-lhes refeições e até acompanhar os tratadores na sua rotina.
O programa inclui visitas às instalações, programas pedagógicos sobre conservação e espécies ameaçadas, bem como atividades de enriquecimento ambiental, jogos e peddy-papers. O principal objetivo é “aprofundar o conhecimento sobre as espécies mais ameaçadas de extinção e o papel fundamental dos zoos na conservação da natureza” através de atividades interativas.
Com 15 hectares de ar livre e natureza, o jardim zoológico de Vila Nova de Gaia é a “combinação perfeita para os mais novos” se conectarem com a vida selvagem.
As inscrições podem ser feitas online e têm o custo diário de 27€. O valor inclui atividades, material, acompanhamento dos monitores, refeições e seguros, sendo que o número limite de inscrições é de 36 crianças por atividade.
O Zoo Santo Inácio abriu no ano 2000. Já assistiu nascimento de mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP. A Niala, antílope que apresenta um dimorfismo sexual acentuado, sendo os machos muito maiores e de cor diferente das fêmeas; o panda vermelho, pequeno mamífero avermelhado que adora andar no cimo das árvores, passando a maior parte do dia a descansar; e a ema, segunda maior ave, depois da avestruz, são algumas das espécies que pode conhecer neste jardim zoológico.