Miúdos

Vem aí um festival de magia ideal para os miúdos

O evento com mágicos nacionais e internacionais vai passar pelo Porto, por Lisboa e terminará a sua primeira edição em Faro.
A magia está de volta às ruas de Portugal.

Sabemos que os miúdos foram dos mais afetados durante a pandemia, visto que não podiam brincar com os amigos nem passear pelos parques infantis com a família. Foi a pensar nisso que surgiu este novo festival, organizado por um grupo de mágicos.

Nada na Manga — Festival Internacional de Magia reúne mágicos nacionais e internacionais, especializados na área da magia infantil, que vão percorrer durante o mês de agosto as cidades de Lisboa, Porto e Faro, mas que também irão atuar de forma virtual para que este evento possa chegar a mais crianças do País.

O ilusionismo e a magia trazem, na verdade, vários benefícios para o desenvolvimento dos miúdos. A arte mágica aumenta significativamente a capacidade de imaginação e criatividade, ajuda a desenvolver as suas habilidades lógicas e de raciocínio e desperta e desenvolve o espírito crítico. Para as crianças que querem aprender, a magia estimula as habilidades motoras, confere disciplina, incentiva a que sejam mais resilientes e a ganharem confiança, melhorando a sua auto estima.

Este novo festival vai-se dividir em seis atividades principais: Magia Virtual, Magia de Rua, Magia Educativa, Magia Solidária, Magia para Aprender e Magia de Palco.

A Magia Virtual aconteceu no primeiro fim de semana de agosto. Caso não tenha conseguido acompanhar, basta dirigir-se às redes sociais do evento, onde as transmissões em direto continuam disponíveis.

Na Magia de Rua os mágicos apresentam-se em sequência e é caraterizada pelo seu formato mais íntimo e de maior proximidade. Durante a Magia Educativa será apresentado o espetáculo “Magia do Ambiente”, que aborda a temática do meio ambiente. Na Magia Solidária, a equipa de mágicos desloca-se a instituições infantis cujas crianças não tem capacidades para se deslocarem ao evento.

Na Magia para Aprender serão realizados dois workshops: um para crianças dos 6 aos 9 anos, onde são ensinados truques de magia básicos e fáceis de executar, e outro para crianças dos 10 aos 13 anos com truques com uma complexidade adequada a esta faixa etária. Por último, a Magia de Palco é realizada num auditório, o que permite realizar efeitos que noutro espaço não seriam possíveis.

O Nada na Manga estará no Porto nos dias 14 e 15 de agosto. O festival passa por Lisboa a 21 e 22 de agosto, e termina a primeira edição nos dias 28 e 29 de agosto, em Faro. A participação no evento é gratuita. Precisa, no entanto, de se inscrever para poder assistir aos momentos de magia.

Pode consultar a programação completa para as três cidades no site do festival.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT