Na cidade

11 novidades para conhecer no Chiado, um dos mais bairros mais emblemáticos de Lisboa

Às lojas e cafés cheios de história, têm-se juntado novos negócios, que continuam a encher de vida esta zona da capital.
Conheça as novidades.

O bairro mais conhecido de Lisboa é, sem dúvida, o Chiado. É o ponto de encontro de estudantes, famílias e turistas que chegam inesperadamente a uma nova cidade. Todos desejam passear por este lugar icónico, que inspirou escritores como Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Camilo Castelo Branco — e é também a casa da livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Explorar as várias salas da Bertrand Chiado é como fazer uma viagem no tempo, através da história de um bairro que se reergueu após a tragédia do terramoto de 1755, que obrigou a livraria, fundada 23 anos antes, a mudar de local.

Só mais tarde, em 1773, é que voltou à sua morada original, nos números 73 e 75 da Rua Garrett, e desde então tem permanecido lá, servindo de refúgio para escritores, revolucionários e até mesmo conspiradores. O escritor Aquilino Ribeiro adorava passar horas a ler, enquanto Alexandre Herculano, que frequentava a livraria com frequência, participava nas tertúlias diárias.

Mais tarde, os ilustres da época, como advogados, médicos, professores e artistas, também se reuniam no emblemático café de Lisboa, A Brasileira, que ainda hoje mantém o seu charme e elegância originais. O Chiado tornou-se uma das zonas mais carismáticas da capital, frequentada por grandes figuras das artes e das letras, sobretudo nos séculos XIX e XX.

Além dos locais emblemáticos e cheios de histórias, há também novidades que continuam a trazer vida ao bairro, que nunca deixou de estar na moda. Desde lojas e restaurantes a hotéis, esta é uma das zonas de Lisboa onde a mudança é constante, sem nunca esquecer as tradições antigas. Afinal, são os novos negócios que dão uma nova vida a muitos edifícios esquecidos ao longo do tempo.

Os novos spots.

A antiga sede em Lisboa da Vista Alegre, uma das mais prestigiadas marcas de porcelana, cristal e vidro portuguesas, renasceu este ano como um hotel de luxo de cinco estrelas — o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado.

A transformação do edifício representou um investimento total de sete milhões de euros, que permitiu criar um hotel encantador com decorações e detalhes que homenageiam a marca centenária de porcelana portuguesa. “É uma viagem pela história da Vista Alegre, com uma série de imagens belas, desde peças decorativas até aos próprios copos”, explicaram à NiT.

O novo empreendimento do grupo Visabeira é um “refúgio para desfrutar do melhor que a cidade de Lisboa tem para oferecer”, um lugar onde “a arte, o design e a hospitalidade se combinam para criar uma experiência verdadeiramente única no centro histórico”.

O que não faltam no Chiado são restaurantes que nos recordam constantemente que não há nada como a comida portuguesa — e dão um twist às receitas tradicionais. Na Taberna Carolina, por exemplo, uma casa de petiscos que abriu em outubro, comem-se pastéis de nata afogados em bagaço.

A carta assenta em pratos e cocktails, com produtos 100 por cento portugueses. “Da cozinha à garrafeira coloca-se o mesmo respeito no copo que há algum tempo já aprendemos a colocar no prato. Conta-se a história de Portugal com sabores e texturas apaixonantes, tendo os pratos sido criados após conversas sobre memórias de infância. Os livros de receitas das nossas mães e avós foram recuperados e interpretados pela equipa de cozinha, para inovarmos sem comprometer a genuinidade”, admitiu João Damiães, um dos proprietários.

Marcas de luxo internacionais também viram neste bairro lisboeta morada perfeita para instalar as suas lojas em Portugal. A Minotti, por exemplo, uma das maiores referências mundiais no design de interiores, já tem uma casa com os seus móveis de luxo no bairro lisboeta. A icónica marca de chapéus Stetson, famosa pelos modelos ao estilo western, também seguiu o mesmo exemplo.

Carregar nas setas acima para descobrir 11 novidades no Chiado que merecem uma visita. 

 
11 novidades para conhecer no Chiado, um dos mais bairros mais emblemáticos de Lisboa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT