Na cidade

11 novidades que chegaram a Alcântara nos últimos meses, a zona mais trendy da cidade

Com vista para a Ponte 25 de Abril, a freguesia ribeirinha está cada vez mais na moda — não param de abrir novos negócios.
Há muitas novidades.

Debruçada sobre o rio Tejo e com a Ponte 25 de Abril como pano de fundo, a antiga zona industrial de Lisboa é hoje um bairro que faz parte do roteiro de todos os turistas que visitam a capital. Situada entre Belém e Santos, a freguesia ribeirinha de Alcântara ganhou centralidade nos últimos anos — muito graças à abertura de todo o tipo de negócios —, mas sem nunca perder a sua essência. 

No início do século XX, era um dos principais bairros que conspirava contra a monarquia e onde se planeavam formas de instaurar uma república. Já na altura do Estado Novo, continuou a abrigar grupos revolucionários, reprimidos pelo regime.

Ao mesmo tempo, muita coisa começou mudar em Alcântara ainda antes da viragem do século, o que influenciou o futuro da freguesia. A arborização do Parque Florestal de Monsanto, a construção da Estação Marítima de Alcântara, a inauguração do Estádio da Tapadinha e a construção da Ponte 25 de Abril foram só alguns exemplos.

Desde então, as antigas fábricas deram lugar a novos apartamentos, lojas e locais de lazer. Um dos que ganhou mais destaque foi o Lx Factory, que nasceu da recuperação de uma das mais importantes unidades fabris da cidade: a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonenses.

Em 2008, nas ruínas do complexo industrial, nasceu um pólo urbano que se transformou numa espécie de “Lisboa underground”. Rapidamente se tornou numa das zonas mais cool, hipster e trendy da cidade, com mais de 50 lojas, restaurantes, cafés e bares — já para não falar da quantidade de eventos que recebe.

Inaugurado há mais de uma década, continua a inovar a cada ano que passa. No último verão, por exemplo, foi inaugurado o Under The Bridge, um novo rooftop que rapidamente se tornou num dos spots mais concorridos da cidade para os fins de tarde.

Tal como o próprio nome o indica, o espaço está situado nas arcadas da Ponte 25 de Abril e é a “combinação perfeita entre a melhor vista de Lisboa e os melhores DJ sets”. “Isto surgiu de uma parceria que fizemos com a própria LX Factory, e que veio colmatar um bocadinho a falta de oferta deste tipo de conceitos. Sobretudo após a extinção do icónico Rio Maravilha. Quisemos criar um rooftop diferenciador e procurar dar uma solução, não só aos turistas, mas também às pessoas de Lisboa que gostam deste tipo de conceito”, contou à NiT Fábio Batista, um dos sócios.

Há novos spots.

As novidades de Alcântara não se ficam por aqui. Em junho, noutra fábrica quase em ruínas nasceu um espaço a céu aberto dedicado à arte, cultura e gastronomia: o Mīrārī. Com um pátio dividido em várias áreas, com restaurantes, esplanadas generosas, lojas e eventos todas as semanas, rapidamente se tornou um dos espaços mais concorridos da capital.

Um dos destaques é a loja permanente Trippy Zipper, uma concept store que reúne várias marcas nacionais e internacionais num espaço eclético e algo excêntrico. Seja pela decoração ou pelas propostas originais, não passa despercebida.

Por trás do negócio está um casal norte-americano, Ariana e Matt Hauser, que viviam em Viena, na Áustria, quando compraram a primeira caravana e descobriram que tinham talento para a renovação. 

Após dois anos na estrada, durante um passeio por Portugal, apaixonaram-se por Lisboa. Mudaram-se oficialmente para a capital em 2022. O desejo de criar coisas novas levou-os a fundarem uma marca de objetos restaurados.

“Uns amigos tinham uma galeria que ficou vaga no Mīrārī e perguntaram se queríamos usá-la para criar uma pequena loja”, contou Ariana à NiT. “Mas não queríamos que fosse apenas um projeto individual. Fazia sentido promover outros artistas, porque é sempre difícil começar.”

Além das propostas do Tropico Interiors, o primeiro negócio do casal, pode descobrir “marcas de pessoas que acabaram por se mudar para Lisboa”, como a Ziggy Lloyd.

Carregue nas setas abaixo para conhecer mais alguns negócios que abriram em Alcântara nos últimos meses. 

 
11 novidades que chegaram a Alcântara nos últimos meses, a zona mais trendy da cidade

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT