NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

12 arraiais para festejar os Santos Populares em Lisboa durante um mês (sem descansar)

Conheça os locais, as datas e a programação musical para organizar a sua agenda. Até fizemos um mapa para saber exatamente onde acontece cada um.

Todos os anos, a tradição repete-se. Não há português ou turista que resista à magia e à animação dos Santos Populares, com bailaricos que se multiplicam por todo o País. Em Lisboa, há festas em todos os bairros e não faltam bifanas e farturas em cada esquina. O problema acaba por ser só um: que arraial escolher? 

A boa notícia é que a maior parte dos eventos dura várias semanas, por isso, pode ir visitando vários. Há para todos os gostos, desde os que acontecem em ruelas típicas da capital, aos que escolhem espaços maiores e mais desafogados. A verdade é que ninguém quer perder as melhores festas e concertos pela cidade.

Para tornar a organização da agenda mais fácil, a NiT reuniu alguns dos melhores arraias da cidade, para saber exatamente quando e onde acontecem. Com exceção do Santos em Santos, que arrancou a 16 de maio, a maioria das festas começa no final de maio e dura quase até ao fim de junho.

No dia 30 deste mês, todos os caminhos vão dar à segunda edição do Arraial NiT, que começa da melhor forma com um concerto animado de Toy, um dos grandes nomes da música popular portuguesa e que não pode faltar nos festejos da época. A festa vai acontecer no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (CCPSE), até 28 de junho. 

Acontecem por toda a cidade.

Para quem é fã das Marchas Populares, pode ainda inclui o desfile que acontece na noite de 12 para 13 de junho, na Avenida da Liberdade. A festa tem entrada livre e o tema central é “Alma de Lisboa”. Todos participantes devem focar-se na essência da capital, desde a sua cultura às tradições.

No dia seguinte, realizam-se os casamentos de Santo António e, como a NiT já lhe contou, estão escolhidos os 16 casais que vão dar o nó na Sé de Lisboa e no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a 13 de junho, evento que o público poderá também acompanhar. 

O difícil é escolher onde fazer a festa. Guarde o mapa, partilhado acima, onde mostramos os vários arraiais espalhados pelos bairros de Lisboa. Como é habitual, além da música popular portuguesa, todos têm bancas de comida com as famosas sardinhas, cerveja e atrações para toda a família.

A NiT selecionou 12 dos que já têm data marcada. Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões.

 

 

 

 

 

ARTIGOS RECOMENDADOS