Como diz a famosa canção,”Santa Claus is Comin’ to Town”. Neste contexto, a cidade em questão é Lisboa. A figura mais querida do Natal já pousou o seu trenó em diversos centros comerciais e mercados, e está a preparar a sua chegada a tantos outros espaços na Grande Lisboa.
Vestido com o seu fato vermelho característico e com a sua barba branquíssima, está preparado para interagir com os mais pequenos e receber pessoalmente as cartas onde estes expressam os tão desejados presentes. Não sabemos como consegue estar em tantos lugares em simultâneo, mas é possível encontrá-lo em vários pontos da Área Metropolitana de Lisboa, desde Cascais até à Amadora.
Embora muitos optem por evitar os centros comerciais durante o último mês do ano, estes espaços oferecem um encanto especial para quem aprecia a atmosfera natalícia. Apresentam uma decoração sumptuosa e organizam uma programação dedicada a celebrar esta época festiva.
Um dos mais visitados é o Centro Comercial do Colombo, onde se instala um dos Pais Natais mais famosos da cidade. Há mais de 20 anos que quem veste o fato é Severino Moreira, um antigo funcionário bancário que descobriu uma nova vocação quando se reformou.
Quando tinha 51 anos, foi desafiado pelo Colombo para ser o Pai Natal de serviço durante a temporada das festas — e nunca mais largou o fato. Agora, volta a vesti-lo a 1 de dezembro, domingo, para regressar ao seu trono por direito — e vem acompanhado por neve artificial e um circuito de surpresas inspirado num circo de Natal.
A figura natalícia é tão requisita nesta altura do ano que o melhor é mesmo fazer reserva na aplicação do Centro Comercial Colombo para estar com ele. A visita é gratuita, mas a fotografia tem um custo extra. Um pacote com duas fotografias custa 12,50€, enquanto quatro fotos, mais uma moldura, ficam a 17,50€.
Além da casa do Pai Natal, a icónica praça central vai contar com a majestosa árvore de Natal que todos os anos invade os feeds do Instagram. O circo de Natal, que se junta este ano à ilha do velhote de barbas brancas, também promete momentos surpreendentes até 24 de dezembro.
Ali, os mais novos são desafiados a explorar cinco zonas temáticas, incluindo um circuito de surpresas, o labirinto das miragens (onde nada é o que parece), a zona big hugs, onde se recebem os melhores abraços natalícios, a casa da magia, que desafia a imaginação, e os brinquedos acrobatas, que prometem “arrancar as melhores gargalhadas desta quadra”.
Até 10 de janeiro, pode ainda viver uma experiência única com os momentos de queda de neve artificial, de hora a hora, que recriam a beleza do inverno.
Carregue na galeria para conhecer outros sítios na Grande Lisboa para os miúdos conhecerem o Pai Natal.