Na cidade

12 sugestões à borla para fazer no primeiro fim de semana de agosto em Lisboa

Pode aproveitar o primeiro domingo do mês para entrar gratuitamente em museus ou conhecer mercados com roupa em segunda mão.
Aproveite.

O primeiro fim de semana de agosto é sinónimo de uma variedade de museus gratuitos e diversos mercados onde é possível encontrar roupa e acessórios a preços acessíveis. Para aqueles que desejam escapar da agitação das praias e das temperaturas que podem atingir os 40 graus, Lisboa oferece um vasto leque de atividades sem custos.

Agosto marca o início do programa Cinema no Verão, promovido pela Junta de Freguesia de Santo António, que transformará o terraço do Capitólio numa sala de cinema ao ar livre. No sábado, os cinéfilos poderão assistir ao filme “Namorada Aluga-se”, dirigido por Steve Rash.

Como já se tornou tradição, o Mercado P’la Arte regressa ao Prata Riverside Village, em Marvila. O conceito desta feira é bastante simples: exibir e vender obras de artistas visuais. Além disso, haverá uma área dedicada a editoras independentes, onde livros de artistas estarão à venda. No domingo, poderá visitar o Mercado Craft & Design, que se tornou uma verdadeira tradição no Jardim da Estrela.

Ainda terá a oportunidade de entrar gratuitamente no MAAT, neste domingo, até às 13 horas, e explorar a fascinante exposição que transformou o museu num espaço de partilha de culturas, através da maior escultura criada até hoje pelo artista brasileiro Ernesto Neto. Utilizando cordas e tecidos de algodão típicos do Brasil, a exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, inaugurada a 2 de maio, combina diferentes materiais em formas intrigantes.

A instalação de Ernesto Neto é apresentada como uma dança que harmoniza a vida com as forças da natureza, com duas das paredes da galeria representando as margens de um oceano que une e separa ao mesmo tempo. No centro, árvores de grande porte simbolizam a base essencial da vida, estabelecendo uma relação entre o céu e a terra.

A paixão do artista brasileiro, de 60 anos, pela percussão resulta na inclusão de instrumentos de diversas origens na escultura, permitindo que músicos — e visitantes — de todos os cantos do mundo tragam ritmos africanos e asiáticos durante a exposição. Assim, a obra inclui diversos tambores que podem ser tocados.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana em Lisboa.

Sábado, 3 de agosto

Mercado P’la Arte 

No primeiro sábado do mês, o Prata Riverside Village, em Marvila, acolhe uma “inovadora experiência” que permite a mais de 30 artistas apresentar e comercializar de forma criativa e atrativa o seu trabalho. O mercado consiste num projeto de exposição e venda de obras de artistas visuais.

Exposição de Ricardo Milne

Nesta espécie de retrospetiva, Ricardo Milne revisita vários momentos do seu percurso artístico nos domínios da cerâmica e da Toy Art. Na Apaixonarte o artista abre a porta para um mundo paralelo habitado por inflamas e divertidas criaturas, onde qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Cinema no Verão

O terraço do Capitólio vai transformar-se numa sala de cinema com o programa Cinema no Verão, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António. No sábado, o filme escolhido é “Namorada Aluga-se”, de Steve Rash.

Visitas Cantadas

A iniciativa regressa aos bairros históricos de Lisboa. Todas as sextas, sábados e domingos de julho e agosto, há um novo percurso com Fado ao vivo pelas ruas de Alfama, do Castelo ou da Mouraria, com início sempre às 16 horas no Museu do Fado. Este sábado, Tininho d’Alfama vai encher Alfama de música.

Anjos70 Art & Flea Market

O “mercado mais alternativo” de Lisboa vai regressar ao 8Marvilha, com mais de 50 bancas. Vai encontrar uma variedade de artigos à venda, como objetos decorativos, peças de roupa, acessórios, antiguidades, propostas vintage, bem como criações contemporâneas e originais de artistas emergentes.

Domingo, 4 de agosto

Mercado Crafts & Design

Já é uma espécie de tradição de fim de semana no Jardim da Estrela, em Lisboa. Nesta edição poderá encontrar projetos de autor nas áreas de moda, ilustração, joalharia, decoração e design. 

Feira Cultural Latino-Americana 

O objetivo da Feira Cultural Latino-Americana é misturar as culturas e costumes latino-americanos com a cultura dos portugueses e estrangeiros que vivem em Lisboa. Bancas de comida de diferentes países da América Latina, concertos, atividades para crianças como aulas de culinária, desenho, dança e argila. Além disso, também há espaço para o teatro, debates filosóficos, apresentações de livros e curtas-metragens.

Cinema no Museu do Oriente 

Até setembro, o Museu do Oriente apresenta um programa integral das obras de uma realizadora pioneira no cinema japonês: Tanaka. Desta vez, o filme escolhido é “A Lua Ascendeu”, de 1955. 

Mistérios em São Roque

Um código de letras encontrado numa pedra com mais de 500 anos será o início de uma aventura onde os participantes irão descobrir a história de São Roque, os seus painéis de azulejos e os espaços mais escondidos de uma igreja única da cidade de Lisboa.

Exposição “Poéticas Revolucionárias”

A exposição de Manuela Pimentel, no Museu Nacional do Azulejo, presta homenagem aos poetas portugueses em tempos de comemoração do 25 de abril, nomeadamente a José Mário Branco, músico e poeta revolucionário.

A mostra integra cerca de 20 trabalhos, alguns inéditos, que se traduzem em composições de pintura instalada, através das quais Manuela Pimentel reconfigura o lugar do azulejo enquanto objeto sacralizado de pertença da memória coletiva local.

Exposição “Retratos Contados de Alice Vieira”

A mostra, no centro comercial do Campo Pequeno, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Avenidas Novas que celebra a vida e obra da escritora Alice Vieira, que este ano celebra 45 anos de obra literários. Durante os meses de julho e agosto vão realizar-se visitas guiadas à exposição, tertúlias e sessões de autógrafos.

MAAT ‒ Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

No primeiro domingo de cada mês, a entrada no MAAT é gratuita entre as 10 e as 13 horas. Pode aproveitar para ver a exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, do artista brasileiro Ernesto Neto, que conjuga diversos materiais de formas curiosas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT