Na cidade

13 atividades à borla para fazer em Lisboa neste fim de semana prolongado

Na capital há desde concertos gratuitos e uma roda gigante, a um comboio de Natal e uma imponente exposição. É tudo gratuito.
Tudo à pala.

O Natal está cada vez mais perto, e há várias razões para celebrarmos. Além dos presentes que vamos receber e da grande jantarada que teremos com a família, vem aí um fim de semana prolongado. Ou seja: temos mais um dia para aproveitar e, se o tempo assim o permitir, divertirmo-nos com os amigos. Em Lisboa não faltam oportunidades. Como sabemos, esta é a altura do ano em que mais dinheiro gastamos. Felizmente, há dezenas de atividades gratuitas e, ao mesmo tempo, apelativas.

O Wonderland Lisboa, que arrancou a 30 de novembro, não pode ficar fora dos planos que quem estiver pela capital. Pode contar com algumas das atrações habituais, como as clássicas árvores de Natal e as decorações luminosas que servem de cenário a milhares de fotografias que acabam por invadir os feeds do Instagram.

Também não faltam as típicas bancas onde encontra de tudo, desde comida deliciosas a bebidas irresistíveis como o tão apreciado vinho quente, que ganha toda uma nova relevância durante esta época mágica, ou o chocolate quente. E, claro, conte com locais onde pode comprar muitos presentes para os amigos e família.

Também estão presentes alguns dos grandes ícones do evento, nomeadamente a roda-gigante com 26 metros de altura — que este ano custa 6€ — e a pista de patins (não, ali não há gelo).

Se prefere locais menos lotados, pode sempre passar pelo MAAT, onde está patente uma exposição da artista plástica Joana Vasconcelos. O Plug-in, assim se chama, inclui obras criadas desde 2000.

“I’ll Be Your Mirror”, criada em 2019, é uma máscara veneziana com 255 molduras barrocas em bronze e 510 espelhos de mão sobrepostos. Já foi exibida no Museu Guggenheim de Bilbau e na Quinta da Bacalhôa, em Azeitão.

No MAAT também há espaço para carros — e um deles está a ser apresentado ao público pela primeira vez. “Drag Race” foi criado durante o primeiro confinamento da pandemia, e esta é a primeira vez que vê a luz do dia. Exuberantemente ornamentado com talha dourada, plumas de avestruz, madeira, tecidos e metal, representa perfeitamente a versatilidade da artista.

Sexta-feira, 8 de dezembro

Jazz in Avenida — A Avenida da Liberdade vai receber a 8 de dezembro dez concertos em locais diferentes. No jardim ao pé da Massimo Dutti, por exemplo, poderá ver uma atuação do grupo Hugo Lobo Trio.

Centenário do ABC-zinho — É fã de banda-desenhada? A Biblioteca Nacional de Portugal tem o evento especial para si. Por lá vai poder conhecer um pouco da história deste estilo de livros no nosso País. Tudo começa com Stuart Carvalhais e os seus Quim e Manecas, as primeiras personagens nacionais. Além destes, vai poder conhecer muitas outras personagens icónicas.

Edição Limitada — Esta exposição da Galeria Santa Maria Maior conta com a participação de 67 fotógrafos diferentes, que apresentam as suas melhores imagens. O objetivo é provar que também a fotografia é uma arte nobre.

Coro da Universidade Nova de Lisboa — Pelas 16h30, o grupo vai fazer uma apresentação especial na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com canções natalícias de países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Rússia, Ucrânia, entre outros.

Esculturas de Tony Cragg em Lisboa — O escultor anglo-almeão inaugurou no final de outubro a exposição “Rare Earth” no Museu Nacional da Arte Contemporânea. Para celebrar, colocou várias das suas criações nas da capital. “Runner”, “Points of View”, “Integers” e “Stack” podem ser encontradas na Praça do Município, Praça do Comércio e Estação Sul e Sueste.

Sábado, 9 de dezembro

Mercado da Índia — Entre as 10 e as 23 horas, a Comunidade Hindu de Portugal, que se situa na Alameda Mahatma Gandhi, vai ter uma festa muito especial que celebra este país asiático. Haverá artesanato, gastronomia e um espetáculo que mistura música clássica indiana, com ritmos tradicionais de Portugal.

Mercado de Natal de Alvalade — A iniciativa da junta de freguesia voltou à Avenida da Igreja entre as 10 e as 20 horas. Ali vai encontrar as habituais casinhas de madeira com artesanato e gastronomia, animação de rua, concertos e a casa do Pai Natal.

Concerto de Natal na Igreja dos Santos Reis Magos — Em 2023, a EGEAC voltou a organizar as Festas de Natal com um roteiro musical que passa por diferentes símbolos da história religiosa da cidade. O próximo espetáculo, que ficará a cargo da Orquestra Filarmónica Portuguesa, começa pelas 17 horas.

A Grande Exposição de Árvores de Natal — Para quê ver apenas uma árvore de Natal quando pode observar várias ao mesmo tempo? É isso mesmo que propõe esta iniciativa especial do LU.CA. Mas tem um twist: todas são desenhadas.

Wonderland Lisboa — O Wonderland é o espaço ideal para conhecer em família. Ao sábado, costuma haver concertos especiais. E depois, claro, pode sempre passar pela pista de patins e comer algumas das delícias que lá encontra, como os waffles.

Domingo, 10 de dezembro

“Plug-in” — Domingo é o melhor dia da semana para ir conhecer exposições e museus, porque a entrada é gratuita para residentes até às 14 horas. O MAAT não é exceção. Por lá, vai poder ver algumas peças monumentais criadas pela artista plástica Joana Vasconcelos.

Comboio de Natal — No Mercado de Natal do Rossio há bancas com comida, uma grande árvore e muito artesanato. O grande destaque, contudo, é o comboio que percorre as principais ruas da Baixa. Pode embarcar na mini locomotiva entre as 15 e as 22 horas.

Museu dos Coches — No segundo domingo de cada mês, o Museu dos Coches tem visitas gratuitas (e guiadas) à coleção permanente do Novo Edifício. Lá, encontra veículos e estruturas com séculos de história.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT