Na cidade

13 sugestões à borla para fazer no último fim de semana em maio em Lisboa

O mês dos Santos Populares ainda não chegou, mas a cidade já se está a preparar para as festas mais animadas do ano.
Há muitas atividades.

Com o fim de mais uma semana de trabalho, chega o momento de começar a planear o que vai fazer nos próximos dias. As temperaturas vão subir esta sexta-feira, 24 de maio, e o bom tempo convida a passeios à beira-mar, em família ou com amigos. Em Lisboa, como é habitual, há uma série de atividades gratuitas para todos os gostos, de exposições, mercados de rua a festas que antecipam as celebrações dos Santos Populares.

O cheiro a sardinha assada já se começou a sentir nas ruas da capital, principalmente no Terrapleno de Santos, onde desde 16 de maio se começou a fazer a festa. Até 16 de julho, pode aproveitar o “Santos em Santos”, uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia da Estrela, que garante que “não faltarão manjericos, sardinhas, diversões, artesanato ou o bailarico ao fim de semana.

As Festas de Lisboa anunciaram também a programação completa no início desta semana e um dos primeiros eventos arranca já esta sexta-feira, 24 de maio. Falamos do Festival de Telheiras que, até 2 de junho, vai encher o bairro com concertos, oficinas, teatro, dança, gastronomia e atividades para toda a família.

Este fim de semana pode também aproveitar dois dias dedicados inteiramente ao Alentejo, graças à primeira edição do Festival Popular das Avenidas Novas. O jardim do Arco do Cego vai encher-se de barraquinhas com produtos regionais alentejanos, bem como momentos musicais e atuações de ranchos folclóricos.

Outra sugestão a considerar é o programa Open Conventos, uma oportunidade de ficar a conhecer verdadeiros tesouros arquitectónicos que contam a história da cidade, todos com uma característica comum: já foram mosteiros ou conventos. No total, serão cerca de 30 espaços (na maioria dos séculos XVII e XVIII), que convidam todos os interessados a conhecerem o seu interior através de visitas livres ou guiadas. 

Este ano, vai poder visitar, por exemplo, os conventos de São Domingos de Lisboa (Alto dos Moinhos), Santos-o-Novo (Santa Apolónia) e Nossa Senhora das Necessidades (Estrela). Terá também acesso a locais que durante o ano costumam estar fechados ao público, como é o caso de vários terraços e miradouros.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana em Lisboa.

Sábado, 25 de maio

Visita guiada ao Museu da Farmácia

O Museu da Farmácia apresenta um novo tipo de visita: “Encontros Rápidos com a História”. Neste encontro, haverá a oportunidade para despertar a curiosidade de descobrir e aprender mais sobre a história e o relacionamento entre duas peças aparentemente com nada em comum.

Espetáculo de marionetas “Moggr”

“Moggr” é um espetáculo de marionetas minimalista que usa descaradamente todos os truques do burlesco, da marioneta e do humor. No Museu de Lisboa – Teatro Romano encontra-se a primeira marioneta de Julien Aillet e outras personagens, feitas de algodão, cartão e celudoido, num universo sonoro singular, cruel e ternurento, muito inspirado no filme “Freaks” de Todd Browning.

Open Conventos

A iniciativa, que permite visitar gratuitamente mais de 30 conventos lisboetas, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de divulgar o património e a história dos elementos importantes da capital. Este ano, vai poder visitar, por exemplo, os conventos de São Domingos de Lisboa (Alto dos Moinhos), Santos-o-Novo (Santa Apolónia) e Nossa Senhora das Necessidades (Estrela). Terá também acesso a locais que durante o ano costumam estar fechados ao público, como é o caso de vários terraços e miradouros.

Festival de Telheiras 

Uma das primeiras festas da programação das Festas de Lisboa arranca já esta sexta-feira, 24 de maio, e prolonga-se até dia 2 de junho. O Festival de Telheiras vai encher o bairro com concertos, oficinas, teatro, dança, gastronomia e atividades para toda a família.

Feira do Vinil 

O Mercado de Santa Clara vai voltar a receber mais uma Feira do Vinil, onde poderá encontrar raridades de vários estilos musicais. Conta com 30 expositores com discos vintage, novos e também acessórios para os gira-discos mais antigos. 

Exposição “Acts of Transformation”

Desde o dia 10 de maio que a Underdogs tem patente a exposição “Acts of Transformation”, que junta dois artistas norte-americanos: Futura e Jason Revok. A mostra procura realçar corpos de trabalho que são divergentes e, ao mesmo tempo, complementares. Exploram a interação dinâmica entre o movimento, a paisagem urbana e a existência humana.

Santos em Santos

A vontade de festejar os Santos é tanta que é precisamente a zona de Santos que os traz mais cedo, numa espécie de aquecimento para as festas do mês de junho. As sardinhas, espetáculos e animações de todo o tipo chegaram esta quinta-feira, 16 de maio, ao Terrapleno, e por lá ficam até 16 de julho para celebrar o “Santos em Santos” A organização responsável é a Junta de Freguesia da Estrela que garante que “não faltarão manjericos, sardinhas, diversões, artesanato ou o bailarico ao fim de semana”, lê-se em comunicado.

Domingo, 26 de maio

Exposição “Once in a Hundred Years”

A mostra “Once in a Hundred Years”, no Lumiar Cité, reúne obras de Sid Iandovka e Anya Tsyrlina e de Leslie Thornton e Thomas Zummer. A obra de Iandovka e Tsyrlina (ambos nascidos na antiga União Soviética) incorpora e desmonta tecnologias e formas numa meditação peculiar sobre o absurdo e o sublime que percorrem os recantos escuros da consciência, da memória, da história e da humanidade.

Festival “Jardins Abertos”

Até 26 de maio o festival Jardins Abertos dá a conhecer os vários espaços verdes da capital. Em todos os fins de semana de maio, jardins secretos, coleções raras, projetos comunitários, hortas, claustros e palácios revelam-se através de uma programação desenhada a pensar nos cinco sentidos. No domingo, o Parque Botânico do Monteiro-Mor e os Jardins do Museu de Lisboa ‒ Palácio Pimenta vão ser alguns dos pontos de interesse a conhecer.

Visita guiada à Igreja de São Bartolomeu e Quinta Alegre

Ao longo dos próximos meses (maio, junho, julho), o programa de visitas “O Meu Bairro a Pé” vai percorrer três freguesias de Lisboa: Santa Clara, Lumiar e Marvila. Para este domingo está marcada a visita ao Palácio da Quinta Alegre e a Igreja de São Bartolomeu, na freguesia de Santa Clara.

Festival Popular das Avenidas Novas

A primeira edição da iniciativa da Junta de Freguesia das Avenidas Novas vai acontecer no jardim do Arco do Cego, com um fim de semana totalmente dedicado ao Alentejo. O espaço vai receber o Mercado No Bairro, com as habituais barraquinhas onde poderá comprar artesanatos, souvenirs e produtos regionais alentejanos. A par do mercado, há também momentos musicais que vão animar as noites.

Exposição “A Moeda Viva”

A “Moeda Viva” é uma exposição coletiva concebida por Maria do Mar Fazenda que vai ser apresentada na Galeria Quadrum. São reinventadas várias dimensões desta convenção que é o dinheiro, dando a ver, sem nunca revelar por completo, aquilo que nos escapa.

Exposição “Fotografias de Viagem”

Irisalva Moita é um nome indissociável da história da arqueologia e museologia nacionais. Fundadora do então denominado Museu da Cidade e responsável pelas escavações do Teatro Romano na década de 1960, é homenageada pelo Museu de Lisboa com uma mostra fotográfica da viagem que realizou em 1975 a Itália e que ficará patente no Museu de Lisboa ‒ Teatro Romano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT