NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

14 fotógrafos vão tirar retratos pelas ruas de Leiria e criar uma exposição com os rostos da terra

A iniciativa acontece esta quinta-feira, 22 de maio, "para celebrar o dia do município". A mostra será realizada no Teatro José Lúcio da Silva.

A fotografia tem o poder de eternizar rostos e momentos. Aquilo que a memória apaga, as imagens captadas guardam. “Um instante para a posteridade, com a solenidade de antigamente” é o objetivo de um projeto que vai levar 14 fotógrafos a Leiria, para a terceira edição do Tipo Passe, uma iniciativa que pretende homenagear as pessoas da terra. 

No feriado municipal, 22 de maio, quinta-feira, os fotógrafos vão tirar retratos a preto e branco gratuitamente, nas ruas da cidade, entre as 11 e as 13 horas. Tudo “para celebrar o dia do município e fixar o rosto da cidade, através dos rostos de quem a vive”, revelou o projeto Café Central, responsável pela organização e curadoria da exposição que se seguirá, com as imagens tiradas.

“Acreditamos que as pessoas fazem os lugares e que os retratos abrem um caminho para atravessar o tempo. São origem, momento e destino. Hoje que tudo é efémero e descartável, hoje que milhões de fotos são partilhadas e esquecidas sem cuidado, talvez importe voltar ao que é eterno e irrepetível”, referem.

Nesta edição, vão participar os fotógrafos Ana Veloso, Carla de Sousa, Carolina Miguel, David Fonseca, João Matos, Joaquim Dâmaso, Luís Lobo Henriques, Maria Kowalski, Né Themudo, Nuno André Ferreira, Paulo Cunha, Ricardo Graça, Rita Carmo e Sal Nunkachov. 

Os residentes e visitantes que andarem por Leiria, nesta data, poderão encontrar os estúdios improvisados para esta iniciativa nos seguintes locais: Largo Cândido dos Reis (Terreiro), Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), Rua Comandante João Belo, Praça Rodrigues Lobo, Largo 5 de Outubro, Largo do Papa, Avenida Heróis de Angola, Avenida Combatentes da Grande Guerra e Fonte Luminosa.

As fotografias ficam disponíveis em formato digital e sem custos no site do projeto. A exposição com os retratos tirados será inaugurada no mesmo dia, no Teatro José Lúcio da Silva. Poderá também visitá-la na Livraria Arquivo até 30 de maio, sexta-feira.

A iniciativa é inspirada no trabalho do fotógrafo José Fabião (1920-2017), retratista local que fotografava “à La Minuta” nas ruas da região.

Na primeira edição, em 2022, o Tipo Passe reuniu mais de 500 fotografias. O ano passado, foram tirados mais de 1.200 retratos. A organização, em parceria com o município, deixa o convite: “vem fazer um retrato e mostrar quem é Leiria”. 

Áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS