Mais de 14 mil pessoas foram burladas quando tentavam ganhar bilhetes para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa. O concurso estava a decorrer numa página não oficial do zoo nas redes sociais e fazia com que quem concorresse introduzisse o número de cartão bancário num site criado para o efeito.
O alerta foi dado pelo próprio Jardim Zoológico de Lisboa, depois de receber várias denúncias sobre esta página falsa do Facebook. Segundo o zoo, o passatempo tinha como intuito celebrar o aniversário do parque, oferecendo quatro bilhetes a cada 10 vencedores. Para conseguir os ingressos, os seguidores da página teriam de comentar a publicação e, após receberem a confirmação de que eram vencedores, indicar “os dados do cartão [bancário], a fim de ser cobrado 2 euros de envio da oferta”.
Perante este cenário, o Jardim Zoológico de Lisboa garante que “não está a realizar nenhum passatempo no Facebook” e que a conta é falsa. A instituição alerta ainda que apenas partilha este género de iniciativas através do site ou do Instagram oficial, com o endereço @jardimzoologico_oficial.