Na cidade

15 coisas grátis para fazer no último fim de semana de fevereiro em Lisboa

Entre exposições, feiras com carrosséis, mercados e visitas guiadas, há várias propostas para quem não quer ficar em casa.
Há muito para fazer.

Após um longo janeiro de 31 dias, o mês mais curto do ano (que em 2024 tem mais um dia) está prestes a terminar. Se andou a adiar a visita àquela exposição que lhe chamou a atenção ou à famosa Feira de Inverno, acabaram-se as desculpas. É melhor aproveitar todas as atividades gratuitas que Lisboa tem para oferecer no último fim de semana de fevereiro.

Dentro e fora de portas, as sugestões são muitas e para todos os gostos. Não faltam mercados com peças em segunda mão, carrosséis para andar com os miúdos e até visitas guiadas a um dos cemitérios mais famosos de Lisboa — e tudo isto sem gastar um cêntimo.

No sábado, por exemplo, como não há previsão de chuva, pode aproveitar para conhecer a Feira de Inverno da Estrela, que está prestes a terminar, ou passar a manhã na Feira da Bagageira nos Olivais, onde irá encontrar todo o tipo de artigos em segunda mão a preços bem simpáticos. 

Se gostava de conhecer o Cemitério dos Prazeres, o maior mausóleu privado da Europa, com mais de sete mil jazigos, também pode aproveitar a visita guiada organizada pela Câmara Municipal de Lisboa.

Já no domingo, as notícias não são animadoras, uma vez que a chuva vai chegar em força — mas nem isso deve ser desculpa para ficar em casa. O que não faltam são exposições interessantes pela cidade, em locais ideais para esquecer o mau tempo. 

Um dos destaques é a mostra de artes plásticas “She is the One”, na Arca Gallery, dedicada exclusivamente a celebrar as obras de artistas mulheres, ou “As Mulheres de Maria Lamas”, que exibe, pela primeira vez em Portugal, a obra fotográfica da jornalista e escritora.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para fazer no último fim de semana de fevereiro na capital.

24 de fevereiro

Visitas Guiadas à Brotéria

A casa de cultura do Bairro Alto nasceu de uma revista em 1902. Ao longo dos anos desdobrou-se numa biblioteca, numa galeria, numa livraria e num café. Além disso, esconde salas que contam algumas partes da sua história. Esta visita guiada mostra a biblioteca que se esconde atrás das paredes, apresenta-se a história do palácio, bem como algumas histórias do seu percurso.

Feira de Inverno da Estrela

A festa, que já começa a ganhar alguma tradição na cidade regressou no dia 25 de janeiro, promete “ocupar os dias frios de pais e filhos e garantir muita alegria e entretenimento para toda a família”. O recinto irá contar com as habituais bancas de artesanato e produtos regionais, jogos tradicionais, carrosséis, roda-gigante, carrinhos de choque e muito mais.

Feira da Bagageira nos Olivais

Vai poder encontrar artigos em segunda mão, velharias, reciclados e projetos inovadores em frente à Quinta Pedagógica dos Olivais. Tudo a preços bem simpáticos, claro. 

Concertos do Ciclo Benjamin

A Biblioteca Nacional de Portugal está a receber concertos, em ambiente descontraído, que propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias. O ciclo

Estes concertos, com um ambiente descontraído, propõem momentos de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes). Este sábado, o ciclo contará com obras de João Pedro Coelho.

Exposição “Between Two Waters”

A Galeria Underdogs abre as portas a uma nova exposição coletiva, reunindo um grupo multifacetado de jovens artistas portugueses. Blac Dwelle, Blackson Afonso, Jorge Charrua, Raquel Belli, Tamara Alves, Tiago Hesp e Vasco Maio abordam o posicionamento cada vez mais binário das sociedades humanas, e o papel da arte na desconstrução destes novos paradigmas.

Exposição “Caminhos” da EAPN Portugal

A Biblioteca Palácio Galveias abre portas a uma exposição que apresentará 20 histórias de migrantes, apresentados em diversos formatos, como texto, som e vídeo, destacando as suas jornadas, desafios e oportunidades. Faz parte de um projeto da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (EAPN) cujo objetivo é dar voz aos migrantes e encorajar a sua autorrepresentação.

Visita guiada ao Cemitério dos Prazeres

O percurso vai levá-lo a conhecer locais diferenciadores do cemitério mais famoso de Lisboa, como os Talhões de Artistas ou o Jazigo de Homenagem aos Artistas Dramáticos, o último palco de grandes nomes ao nosso imaginário.

Visitas ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), um espaço arqueológico único em Lisboa, reabriu após um intenso trabalho de renovação e modernização. O espaço reabilitado propõe uma nova experiência museológica, concebida por especialistas em cenografia museográfica.

Exposição “Liberdade ‒ Portugal, Lugar de Encontros”
O Centro Cultural de Cabo Verde recebe uma mostra sobre vários artistas que já partiram e regressaram, mas também sobre os que chegaram e ficaram em Portugal. Todos registaram os encontros em imagens e as obras expostas permitem viajar à descoberta de diversos mundos de criatividade e influências. As peças incluem pinturas, serigrafias, fotografias, esculturas, azulejos e tapeçarias.

25 de fevereiro

Exposição “As Mulheres de Maria Lamas”

É na Fundação Calouste Gulbenkian que vai encontrar uma exposição que mostra, pela primeira vez em Portugal, a obra fotográfica da jornalista e escritora, pedagoga e investigadora, tradutora e fotógrafa, lutadora pelos direitos humanos e cívicos em tempos de ditadura, Maria Lamas.

Com curadoria de Jorge Calado, a mostra celebra os 75 anos da obra “As Mulheres do Meu País de Maria Lamas”, marco monumental do jornalismo e da literatura portuguesa do século XX.

Exposição “Cinco Contos de Conto”

No Espaço Bento Martins, esta exposição junta numa experiência sensorial cinco artistas plásticos e cinco escultores, onde cada um deles representa um conto

Exposição “She is The One”

A exposição de artes plásticas na Arca Gallery é dedicada exclusivamente a celebrar obras de artistas mulheres.

Em alusão ao mês da mulher, esta exposição visa não apenas destacar o talento incrível das artistas participantes, mas também honrar as contribuições das mulheres para a arte e a cultura.

Mercado de rua na Lx Factory

O LX Market na Lx Factory é uma visita obrigatória para os amantes de arte, design e criação. Realizando-se todos os domingos, das 11 às 18 horas, esta feira oferece uma seleção diversificada de peças únicas e originais, feitas à mão e cuidadosamente selecionadas.

Exposição “Chikki Chikii”, de Ana Pessoa

A artista Ana Pessoa, também conhecida como Chikki Chikki foi a vencedora do Prémio CPS 2022 do Concurso Arte Jovem, uma iniciativa da Carpe Diem Arte e Pesquisa em parceria com a Fundação Millennium BCP. Esta exposição é o culminar de uma residência artística e editorial proporcionada pelo referido prémio.

A mostra apresenta as novas obras criadas pela edição de múltiplos de escultura que dão título à exposição. A artista utiliza uma iconografia enraizada na sua própria visão para responder a um desafio muito específico: conceber próteses de anjo.

Atelier de dança para miúdos e famílias

A Companhia Nacional de Bailado convida crianças e famílias a dançar, brincar e descobrir todos os segredos e curiosidades por detrás das obras que apresentam ao longo da temporada. Vai poder dar os primeiros passos de dança, com orientação da bailarina Sílvia Santos.  

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT