Na cidade

18 sugestões gratuitas para fazer em Lisboa no fim de semana prolongado

As festas dos Santos Populares continuam por toda a cidade, assim como a Feira do Livro. Há muito para fazer nos próximos dias.
Aproveite.

Um fim de semana prolongado durante o mês dos Santos Populares é algo que todos desejamos. Será possível dançar até tarde, ao som dos maiores êxitos da música popular portuguesa, três dias consecutivos. Rosinha, Quim Barreiros e Jorge Guerreiro são apenas alguns dos artistas que prometem animar as noites de Lisboa.

Tal como a música, a comida é algo que não pode faltar nestas festas — e se for à borla, ainda melhor. Este sábado, 8 de junho, a Planta Planteiga vai estar no Arraial NiT, no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, a oferecer bifanas.

O Grande Arraial das Avenidas Novas arranca esta sexta-feira, 7 de junho, e vai animar os jardins à volta do Campo Pequeno até 22 de junho. O cartaz está recheado de nomes conhecidos da música popular portuguesa, como Rosinha, que vai atuar no feriado de segunda-feira, 10 de junho.

Ainda inserido no programa das Festas de Lisboa está a Festa da Cultura Coreana, que regressa aos jardins do Palácio Pimenta dia 8. Espetáculos de dança e música tradicional, K-pop, demonstração de taekwondo, workshops de pintura tradicional e caligrafia e cerimónia do chá são algumas das atividades que vão acontecer no evento.

Outra sugestão para um fim de semana agradável é passar pelo Parque Eduardo VII, um ponto de paragem obrigatória para quem gosta de ler. Esta a decorrer a maior edição de sempre da Feira do Livro e todos os dias há sessões de autógrafos, apresentações de livro, e até mesmo espetáculos de música.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana.

Sábado, 8 de junho

Exposição “Darwin’s Paradox”.

Inspirada pelo legado único do naturalista Charles Darwin e as suas inestimáveis contribuições para a biologia evolutiva, Jacqueline de Montaigne mergulha na paixão e fascínio partilhado pela biologia. Através da sua abordagem artística contemporânea, “Darwin’s Paradox” materializa-se numa coleção de mais de 50 obras de arte originais, que incluem telas de grande formato, aguarelas adornadas com folha de ouro de 24k, já tradicionais no corpo de obra da artista, uma coleção única de notas antigas pintadas e ainda uma coleção de caixas de entomologia repletas de borboletas. A exposição está patente na Because Art Matters

Grande Regata de Barquinhos a Remos

O icónico lago do Jardim do Campo Grande, em Lisboa, vai voltar a ser protagonista daquela que é a competição mais divertida da capital: a Grande Regata de Barquinhos a Remos. O mestre das cerimónias é, como já é habitual, Fernando Alvim. A competição feroz conta com um total de 10 barcos em cada manga, havendo um total de 30 pessoas por manga. As equipas que terminarem a respetiva manga em primeiro lugar ganham um lugar na manga final, onde será eleito o vencedor da regata. 

Dia dos Oceanos

Lisboa vai celebrar o Dia dos Oceanos com um conjunto de iniciativas em vários locais à beira-rio, como o Parque Ribeirinho Oriente, em Marvila, que vai receber conversas ar ao livre sobre o enquadramento ribeirinho, workshops e um laboratório de fotografia sobre algas e biomateriais.

Exposição “Acts of Transformation”

Desde o dia 10 de maio que a Underdogs tem patente a exposição “Acts of Transformation”, que junta dois artistas norte-americanos: Futura e Jason Revok. A mostra procura realçar corpos de trabalho que são divergentes e, ao mesmo tempo, complementares. Exploram a interação dinâmica entre o movimento, a paisagem urbana e a existência humana.

Visita ao Espaço Biodiversidade no Parque Florestal de Monsanto

No âmbito da parceria entre a EPAL e a LPN, vai ser promovida uma visita orientada ao longo da área reservada do Espaço Biodiversidade, dando destaque à enorme variedade de flora e fauna da área. A participação é gratuita, mas sujeita a marcação, através do email monsanto.inscricoes@nullcm-lisboa.pt. 

Dia da Marinha do Tejo

A 8 de junho celebra-se o Dia da Marinha do Tejo, no Cais da Marinha, onde se reunirão embarcações típicas do Tejo, os seus proprietários e arrais, vindos de vários pontos do estuário. Faz parte do programa das Festas de Lisboa.

Festa da Cultura Coreana

Espetáculos de dança e música tradicional, K-pop e uma demonstração de taekwondo. A Festa da Cultura Coreana regressa aos jardins do Palácio Pimento com workshops de pintura tradicional e caligrafia, sem esquecer a cerimónia do chá e os sabores da gastronomia coreana.

Exposição “Poster Mostra”

O espírito criativo e inovador do Poster Mostra regressa a Marvila para a sua nona edição e traz consigo uma série de obras de arte em formato poster espalhadas pelas ruas desta zona industrializada tornando-a emergente e artística. A arte estará distribuída por várias ruas de Marvila, tendo início na Rua do Açúcar e continuando pela Rua Sandeman (Rua Capitão Leitão), Largo do Poço do Bispo e termina na Rua Amorim.

Domingo, 9 de junho

Arraial NiT

A primeira edição do Arraial NiT decorre no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (CCPSE) até 29 de junho, com música todos os dias, de concertos ao vivo a atuações de DJ. A noite de domingo irá contar com os Quer Mess, Turbó’Baile e os Tributo Popular.

O Arraial que deu

Em junho, a revista digital Divergente e o atelier de arquitetura Traça organizam o Arraial que deu. Os festejos incluem petiscos, bebida e, claro, muita música ao vivo na Rua de Arroios. Dia 9 de junho, a animação ficará a cargo dos Fado Bicha.

Santos à Campolide

A Quinta do Zé Pinto vai voltar a encher-se de alegria, cor e animação com as festas populares de Campolide, entre 31 de maio e 15 de junho. Como sempre, o cartaz conta com os melhores artistas de música popular, como Quim Barreiros (8 de junho) e Jorge Guerreiro (9 de junho).

Arraial da Misericórdia

É a festa com uma das melhores vistas da cidade. Situada no Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Arraial da Misericórdia regressa entre os dias 1 e 30 de junho. A animação será eclética e diversificada, da música popular ao tradicional fado, e não vão faltar os petiscos típicos destas festividades, como as sardinhas assadas, as bifanas, as farturas ou os churros. Este domingo, é Quim Barreiros quem vai animar a festa.

Santos Populares na Praça da Alegria

A Praça da Alegria volta a receber os Santos Populares de Lisboa, com muita comida, música ao vivo e animação para toda a família. A Praça da Alegria possui ainda um pequeno parque infantil para os mais pequenos.

Segunda-feira, 10 de junho

Feira do Livro

O Parque Eduardo VII já está invadido com bancas cheias de livros graças a mais uma edição da Feira do Livro, que arrancou esta quarta-feira, 29 de maio. Até 16 de junho vai poder visitar o evento literária mais famoso do País, que este ano terá a maior edição de sempre. Ao longo dos 19 dias, a Feira do Livro vai contar com mais de 2000 eventos, incluindo espetáculos de música e cinema ao ar livre, sem esquecer a zona de restauração. 

Arraial da Vila Berta

O Vila Berta é um dos arraiais mais antigos e castiços da capital e vai encher-se de festa entre 1 e 12 de junho.  No dia 10 de junho, é o DJ Cota Ruizadas que vai animar o festim.

Grande Arraial de Belém

O Parque dos Moinhos de Santana também vai celebrar os Santos Populares, com o Grande Arraial de Belém, que chega já esta sexta-feira, 31 de maio, e fica por lá até 15 de junho. Além dos carrosséis e insufláveis para os mais novos, há bancas de comida, karaoke e DJs para animar as noites. 

Santos em Santos

As sardinhas, espetáculos e animações de todo o tipo já estão no Terrapleno de Santos desde 16 de maio. A organização responsável, a Junta de Freguesia da Estrela, garante que “não faltarão manjericos, sardinhas, diversões, artesanato ou o bailarico ao fim de semana”.

Grande Arraial das Avenidas Novas

O Grande Arraial das Avenidas Novas está de volta para animar os jardins à volta do Campo Pequeno de 7 a 22 de junho. Este ano, o cartaz está recheado de nomes conhecidos da música popular portuguesa (e não só), como Rosinha, que vai atuar a 10 de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT