Nem todos os destinos turísticos são ideais para famílias com miúdos, seja pela escassez de atividades para os mais pequenos ou pela falta de parques onde possam brincar. Para ajudar os pais indecisos a escolherem o próximo destino de férias, a revista “Condé Nast Traveler” selecionou as melhores cidades da Europa para viajar com os filhos — e duas são portuguesas.
Para elaborar esta lista, foram considerados diversos critérios, como a acessibilidade a parques e áreas verdes, a qualidade das atrações disponíveis e a variedade de alojamentos adequados para famílias. Lisboa surge na 17.ª posição da lista, sendo descrita como uma cidade que “tem conhecido um momento de popularidade”.
Na capital, as famílias podem explorar o Oceanário, que acolhe cerca de 8.000 seres marinhos, ou o Pavilhão do Conhecimento, um museu de ciências que visa promover a aprendizagem científica de forma lúdica. Outros pontos turísticos destacados pela “Condé Nast Traveler” incluem o Museu da Marioneta, o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e a Praça do Comércio. O Jardim da Estrela e o Parque das Nações são algumas das áreas verdes onde “os miúdos mais inquietos podem correr à vontade”.
A outra cidade portuguesa em destaque, Aveiro, surge na 22.ª posição. “O norte de Portugal está sempre cheio de surpresas. Uma delas é Aveiro, apelidada ‘cidade das cores’ graças aos seus edifícios, alguns pintados em tons brilhantes e outros cobertos por azulejos requintados”, lê-se na publicação.
É, também, um lugar onde se pode “passear, comer bem e descansar”. Para quem viaja com miúdos, uma sugestão é alugar um barco para um passeio ou simplesmente explorar o centro histórico e provar os famosos ovos moles. As praias e a costa da Noeirinha são outros dos atrativos da cidade.
Carregue na galeria para conhecer as 10 melhores cidades da Europa para viajar em família.