Na cidade

Os truques infalíveis para ser um dos vencedores do maior concurso de fotografia do mundo

A NiT participou num workshop com o fotógrafo Mendo de Dornellas e aprendeu as melhores técnicas para tirar fotos com os smartphones Huawei.
Descubra como tirar fotos dignas de capas de revista.

Até há pouco tempo, tirar fotografias fiéis à realidade era praticamente impossível. As paisagens maravilhosas que os nossos olhos viam nítidas e cheias de cores, tornavam-se completamente diferentes — e muito dececionantes — quando apareciam no ecrã dos nossos telemóveis.

Hoje em dia, felizmente, já não é assim. Tirar fotografias de sonho, qualquer que seja o cenário ou a luz, e criar imagens originais com um pequeno e simples telemóvel é realmente possível. E se fotografarmos com os smartphones da Huawei, elas tornam-se ainda mais reais, graças à sua câmara incrível que, segundo o fotógrafo português Mendo de Dornellas, quase rivaliza com máquinas fotográficas profissionais.

Ano após ano, a tecnologia, hardware, software, qualidade das câmaras dos smartphones e designs da Huawei transformaram a experiência de todos os amantes da fotografia. Foi precisamente por isso que a marca quis continuar a fazer mais e melhor, surpreendendo todos aqueles que escolhem a Huawei como marca de eleição.  Na segunda-feira, 20 de setembro, a NiT esteve presente num pequeno workshop da Huawei com Mendo de Dornellas, no âmbito da quinta edição dos Prémios Huawei Next-Image 2021, o maior concurso de fotografia com smartphones do mundo. 

Para realizar este workshop, o fotógrafo teve a oportunidade de experimentar o Huawei Mate 40 Pro, um telemóvel que tem um sistema de três câmaras Leica com foco a laser. Foi assim que conseguiu experimentar os vários modos de imagem das câmaras do smartphone Huawei e partilhar algumas dicas sobre como tirar o melhor partido desta máquina super potente que habitualmente anda sempre no nosso bolso.

No estúdio com luz artificial onde habitualmente faz as suas produções, Mendo de Dornellas explicou-nos como é tão simples adaptar a câmara do telemóvel à paisagem onde estamos, à luz que incide sobre nós e aos mais pequenos detalhes. Sempre de forma nítida e fiel à realidade. 

O modo retrato.

Com a ajuda de uma modelo, Mendo substituiu a sua câmara pelo Mate 40 Pro e fotografou em diferentes estações – retrato de moda, modo macro e grande angular. O telemóvel tem um reconhecimento de mais de 1500 cenários e 25 categorias – é por isso que a função de fotografia assistida por inteligência artificial conhece também diferentes objetos na mesma imagem e ajusta automaticamente as definições ao que está a ser fotografado.

Assim, mesmo que não seja um fotógrafo profissional, vai conseguir tirar fotografias perfeitas. E habilitar-se a ser um dos vencedores do maior concurso de fotografia de smartphones do mundo que já contou com mais de dois milhões de participações. 

Os Prémios Huawei Next-Image 2021

Encorajar todas as pessoas a tirar fotografias sem limites de criatividade, com diferentes perspetivas, formatos e condições de luz. Este é o principal objetivo da Huawei ao ter criado, em 2017, os ” Prémios Huawei Next-Image”, o concurso de fotografia de smartphones que estreou em 2017 e chega agora à sua quinta edição.

Todos os que quiserem participar neste concurso só precisam de ter um smartphone Huawei e submeter no site global do concurso as suas melhores fotografias e vídeos. O Huawei Next-Image vai atribuir mais de 70 prémios entre bolsas de 10 mil dólares (cerca de 8.470€) e o smartphone Huawei P50, já considerado o melhor telemóvel de fotografia do ano pelo DxOMark.

Em 2021, o tema dos Prémios Next-Image é “Better Together” – tanto a nível global como em Portugal. São dois concursos que funcionam em paralelo. Contam, assim, com 10 categorias diferentes que permitem dar asas à criatividade na área da fotografia e do vídeo através das lentes de um smartphone. A edição portuguesa funciona da mesma forma que o concurso global – só termina a 30 de novembro. Todos os que quiserem participar só precisam de entrar diretamente no site da comunidade Huawei ou através da app My Huawei.

Chegou a nova edição do concurso #NextImagePT, o maior concurso de fotografia da #Huawei, onde pode participar numa das…

Posted by Huawei Mobile on Wednesday, September 15, 2021

Neste concurso vão ser selecionados 30 finalistas (três por categoria) que vão concorrer ao concurso global em nome de Portugal e receber um Huawei Watch Fit Elegant. O júri local será composto pelos micro influenciadores da Huawei em Portugal, que vão escolher os finalistas e vencedores de cada uma das 10 categorias.

As 10 categorias deste concurso estão alinhadas com os pontos fortes da fotografia de smartphones da Huawei, o que encoraja os utilizadores a tirar o máximo partido das características inovadoras dos seus dispositivos enquanto contam histórias originais através de fotografias e vídeos. São elas: retrato, monocromático, cor, captar o momento, noite, telefoto, super grande angular, super macro, criador de histórias e contador de histórias.

A NiT esteve atenta às várias dicas do fotógrafo Mendo de Dornellas e aproveitou este workshop para tirar fotografias incríveis. A seguir, carregue na galeria para as ver e depois recriar.

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT