Na cidade

Viana do Castelo tem um laboratório com minissubmarino e um aquário de 14 metros quadrados

É sobretudo destinado às comunidades educativas da região.
Está aberto de terça-feira a domingo.

Já está em funcionamento o Observatório do Litoral Norte (OLN) — Laboratório Colaborativo Municipal para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo. Este, que é o primeiro CoLab municipal do País, já estava a ser preparado desde 2017 e abriu a 13 de outubro. Por lá, encontra um minissubmarino, um aquário com 14 metros quadrados, “onde estão representados os ambientes marinhos locais”, três unidades de microscopia avançada e um hidrofone. 

O espaço, segundo um comunicado da autarquia, apresenta “uma área de acolhimento aos visitantes, uma zona de consulta de publicações sobre os domínios do Mar, uma galeria de exposição temporária, uma zona interativa e uma área de trabalho apetrechada com equipamentos científicos de ponta, nomeadamente microscópios e câmaras de microscopia, e veículos e equipamentos submarinos fundamentais para a aquisição de novos dados com potencial para o desenvolvimento de novos conhecimentos e aplicações.”

Com isto, o OLN vai ser, no fundo, um verdadeiro centro de recursos de literacia marítima, que funcionará como apoio às comunidades educativas para responder, precisamente a futuros projetos relacionados com temas do mar. Por outro lado, também se prepara para promover a interação entre grupos de estudantes e os cientistas das instituições do consórcio que compõem o concelho científico do observatório: para além da autarquia, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto para a Biossustentabilidade da Universidade do Minho (UM) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto. 

Futuramente, este mais recente órgão que viu serem investidos cerca de 384 mil euros, tem nos objetivos “incorporar, a médio prazo, empresas de referência na área das Ciências do Mar, dando corpo ao BlueLivingLab de Viana do Castelo”. 

Está aberto de terça-feira a domingo, sendo que à segunda-feira encerra para manutenção do aquário central e do tanque de ensaios. Relativamente ao horário de inverno, que entra em vigor dentro das próximas semanas, pode contar com a abertura de portas às 10 horas, com fecho às 13 para almoço, sendo que depois volta a abrir às 14 horas para fechar o dia pelas 17 horas. Para saber mais informações relativamente ao apoio do OLN às comunidades educativas deve enviar um e-mail para rmn.oln@nullcm-viana-castelo.pt ou contactar o 258 809 325.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT