Na cidade

Portugal vai limpar a Praia do Castelo do Queijo para o World Cleanup Day

Quase 180 países vão limpar as suas praias por um planeta mais limpo e sustentável, protegendo os ecossistemas globais.
limpar praias

Todos os anos, pelo menos 10 milhões de toneladas de lixo marinho acabam nos nossos oceanos e cerca de 80 por cento de todos os detritos marinhos são plásticos. É por isso urgente promover uma consciencialização para a sustentabilidade e para a proteção dos ecossistemas globais. Neste sentido foi criado o evento anual “World Cleanup Day”, um dos maiores eventos da atualidade que apela ao civismo mais quase 180 países para que contribuam para um planeta mais limpo e ajudem a preservar os ecossistemas globais.

Esta é também a missão do projeto europeu MAELSTROM, que vai celebrar esta data organizando a segunda limpeza de praias a nível europeu, no próximo sábado, dia 18 de setembro.

Em Portugal, a praia a ser limpa será a Praia do Castelo do Queijo, no Porto, com início marcado para as 9 horas. Neste evento serão ainda apresentadas as tecnologias que serão implementadas em Portugal para a remoção do lixo marinho, desenvolvidas pela The Great Buuble Barrier.

E será ainda colocada na praia, como elemento de sensibilização para este problema, uma baleia de dimensões reais feita em polietileno reciclado — o plástico usado nos brinquedos infantis, por exemplo.

A participação do evento está sujeita a uma inscrição online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT