Na cidade

Máscaras portuguesas, italianas e gregas invadem a Baixa de Lisboa

Iniciativa terá mais de 500 participantes com uma homenagem à história e costumes de localidades. Termina no Terreiro do Paço.
Serão 32 grupos de máscaras.

O Desfile Internacional das Máscaras Ibéricas, que promete preencher as ruas com cor, texturas e padrões vibrantes, regressa este sábado, 21 de setembro, à Baixa de Lisboa. A 16.ª edição começa na Praça do Município, às 16h30, com mais de 500 participantes portugueses, espanhóis, italianos e gregos.

Este ano, o cortejo reunirá 32 grupos, destacando-se os Caretos de Podence, reconhecidos pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Estes emblemáticos personagens do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro são facilmente identificáveis pelos seus trajes às riscas, com capuz e franjas em lã nas cores amarela, vermelha e verde. Tendo no seu seio os Pauliteiros de Miranda do Douro, os Bugios e Mourisqueiros de Valongo e os Cardadores de Vale de Ílhavo, o evento promete um colorido desfile de tradições.

Relativamente a participações internacionais, estarão presentes os Los Sidros y la Comedia de Valdesoto (Espanha), os Mazquate (Itália), Volakas (Grécia) e outros. O percurso simbólico serve para homenagear a diversidade cultural e os costumes de cada nação, encerrando no Terreiro do Paço. Assim, a iniciativa procura celebrar a riqueza de diferentes culturas e tradições.

A festa começou no dia 14 de setembro, com uma programação que inclui música e espetáculos de tradição contemporânea, além de um seminário gratuito que aborda a evolução da máscara, da antiguidade até hoje. Ao longo do ano, diferentes atividades relacionadas são organizadas em várias localizações e espaços.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT