Na cidade

Algarve vai ter um metro de superfície que ligará Faro a Olhão

Infraestrutra será financiada pelo programa de fundos europeus Portugal 2030 e abrangerá 35 quilómetros de território algarvio.
A deslocação vai-se tornar muito mais fácil.

O programa Portugal 2030 foi disponibilizado publicamente segunda-feira, 15 de novembro. O conjunto de fundos estruturais inclui os planos para a implementação de um metro à superfície no Algarve. Esta infraestrutura, que ainda demorará a entrar em funcionamento, vai ligar “Faro – Aeroporto – Universidade do Algarve – Parque da Cidade – Loulé – Olhão, numa extensão aproximada de 35 quilómetros, contribuindo para a descarbonização do sistema de transportes regional e segurança rodoviária”.

De acordo com o que podemos ler no documento, esta é “a área de maior concentração populacional do sul do país e os mais de 150 mil residentes habituais em zonas urbanas e suburbanas contabilizam diariamente milhares de deslocações pendulares em veículo próprio, muitas vezes com um único ocupante, a que se juntam as deslocações dos passageiros embarcados/desembarcados no Aeroporto de Faro que procuram estes centros urbanos e ainda os que optam pela continuação da sua viagem em modo ferroviário.”

O Portugal 2030 injetará 780 milhões de euros na região do Algarve, sendo que no programa de fundos europeus Portugal 2020, o investimento foi de 319 milhões de euros.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT