Na cidade

9 cascatas deslumbrantes para conhecer na próxima viagem à Madeira

Da Cascata dos Anjos, no meio de uma estrada, à queda de água que parece um véu da noiva, a ilha é o paraíso para os fãs destas maravilhas da natureza.
Todas incríveis.

A Madeira tem atributos e motivos de visita que não terminam: do clima à gastronomia, das paisagens ao mar, das pessoas aos hotéis perfeitos, dos montes aos miradouros incríveis. O Havai da Europa, como lhe chamam, é o destino de sonho para qualquer viajante que gosta de estar rodeado de natureza — e que não se importa de caminhar quilómetros só para ver uma cascata. No arquipélago, o que não faltam são quedas de água impressionantes, algumas delas mais peculiares do que outras.

Entre os tesouros da natureza, uma das mais deslumbrantes (e a mais instagramável também) é a Cascata dos Anjos, localizada na Ponta do Sol. É uma das atrações mais populares da ilha e há um motivo para isso: além da incrível cascata com 90 metros de altura, pode funcionar como lavagem automática para os carros que por ali passam.

Isto porque a água cai de um penhasco para o meio da antiga estrada regional ER 101. É, atualmente, a única do género na Madeira e tem vindo a tornar-se um fenómeno à escala mundial, com filas de pessoas à espera para tirar uma fotografia. No traçado que liga Ponta do Sol a Madalena do Mar e Calheta, a queda de água corta a estrada na sua plenitude e desagua no mar logo abaixo. 

Diz a lenda que um grupo de anjos desceu do céu e pousou na ilha da Madeira. Atraídos pela beleza do arquipélago, decidiram ficar por lá. Quando chegaram à Ponta do Sol, ficaram impressionantes com a beleza da cascata e decidiram batizá-la como Cascata dos Anjos.

Outro exemplo de uma cascata com um nome peculiar é a do Véu da Noiva, situada na antiga estrada que liga o Seixal a São Vicente. É uma das mais emblemáticas paisagens da Madeira, com água a cair também a 90 metros de altura e vistas incríveis sobre o Atlântico. Devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva.

A maioria das cascatas na Madeira estão escondidas no meio da vegetação e só é possível lá chegar após percorrer as famosas levadas, os canais de água criados desde o século XV para levar água da chuva do interior para os campos agrícolas de toda a ilha. Existem cerca de 3.000 quilómetros de levadas na ilha, sendo que muitas delas foram criadas ainda antes das primeiras estradas. Hoje em dia são uma das atrações turísticas principais, especialmente para quem gosta de uma aventura no meio da natureza.

Carregue na galeria para conhecer algumas das cascatas que tem mesmo de conhecer quando visitar a Madeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT