NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

A albufeira escondida em Portugal onde a água chega aos 25 graus

Estende-se por 15 quilómetros e conta com várias zonas balneares. É o destino ideal para juntar a família no norte do País.

Mergulhar nas praias portuguesas pode ser uma tarefa difícil, sobretudo para quem não gosta de água fria. Por vezes, nem mesmo com as temperaturas a ultrapassarem os 35 graus e a areia a escaldar os pés há quem encontre coragem para se refrescar. Mas a solução para os friorentos pode estar no Gerês.

A albufeira da Caniçada, que passa pelo distrito de Braga, nos concelhos de Terras de Bouro, Vieira do Minho e Montalegre, é o destino ideal para quem não aguenta os mergulhos frios. Com 689 hectares, tem várias zonas balneares, que são especialmente populares durante o verão devido à temperatura da água — que pode mesmo chegar aos 25 graus nesta altura do ano.

Integrada no Parque Nacional da Peneda Gerês, a albufeira resulta da construção de uma barragem com o mesmo nome, em 1955, na freguesia de Valdosende. A infraestrutura reuniu as águas confluentes dos rios Cávado, Gerês e Freitas.

A barragem, que integra o sistema hidroelétrico do rio Cávado, foi construída para satisfazer as necessidades de energia elétrica da região. Além desta finalidade e da criação da albufeira para fins turísticos e recreativos, contribui para o controlo das cheias.

Ainda pode passear de barco e fazer stand-up paddle

A albufeira da Caniça estende-se por 15 quilómetros, com várias propostas de atividades aquáticas. A mais conhecida é o passeio no barco turístico “O Brancelhe”, promovido pelo Município de Vieira do Minho todos os anos. 

Ao longo de uma hora, é possível passar pelos cenários únicos da região, como as serras do Gerês e da Cabreira. A viagem requer um número mínimo de dez participantes e um máximo de 46 passageiros, com o preço de 6€ por pessoa. As inscrições devem ser feitas por email.

Os banhistas podem também praticar canoagem e stand-up paddle. Por outro lado, os miúdos vão querer ficar no Water Park Gerês, um parque aquático insuflável, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O espaço inclui atrações como um iceberg de quatro metros para escalar, trampolins, almofadas gigantes e um rolo de equilíbrio. Os bilhetes começam nos 8€. 

Em junho de 2024, a região foi também a escolhida pelo chef Lucas Fernandes, ex-concorrente do programa da SIC “Hell’s Kitchen”, para abrir um restaurante — o Gerês by Lucas Fernandes. No entanto, o espaço acabou por fechar em maio deste ano. 

Leia também o artigo da NiT sobre o Assento do Cávado, um alojamento perto da albufeira da Caniça onde pode levar toda a família para aproveitar os dias mais quentes.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias da região. 

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM