Na cidade

A Árvore de Natal mais original (e com a melhor história) do ano está em Portugal

Fica na aldeia de Medelim, Idanha-a-Nova, e é constituída por um patchwork de crochet feito pelos habitantes: 788 quadrados.
Imagem da junta de Medelim.

Na aldeia de Medelim, concelho de Idanha-a-Nova, foi erguida no passado dia 1 de dezembro uma Árvore de Natal muito especial: é única no mundo, original, composta por 788 quadrados de crochet. E foi tricotada à mão, pelos habitantes locais, num esforço de união e entreajuda que é a definição do verdadeiro espírito da época.

Segundo a autarquia de Idanha, foi a junta de freguesia de Medelim, presidida por Ana Filipa Fonseca, quem mobilizou mais de 50 mulheres da povoação e da diáspora para esta obra verdadeiramente hercúlea.

A Árvore de Natal está exposta desde o passado dia 1 na rotunda da aldeia e por lá deverá ficar até ao novo ano, sendo, nas palavras da Câmara de Idanha-a-Nova, “um exemplo de política de proximidade, envolvendo a participação da comunidade local, familiares e amigos de Medelim”.

Posted by Município de Idanha-a-Nova on Wednesday, December 1, 2021

Fonte da junta de Medelim explica à NiT que o intuito foi envolver “toda a comunidade num projeto e que trabalhassem em conjunto para um objetivo”. E adianta: este será apenas “um de muitos projetos no mesmo sentido”, que o executivo já tem em vista.

Para a Árvore de Crochet, participaram cerca de 50 mulheres, muitas residentes na freguesia “e muitas outras que enviaram de vários pontos do País mas com ligação a Medelim”, adianta a mesma fonte.

Este foi o primeiro ano da iniciativa e para chegar aos 788 quadrados, cada pessoa tinha a seu encargo fazer alguns quadrados, com tamanho de 20×20 centímetros cada.

Estes “foram depois todos cozidos para fazer o formato da árvore pelo executivo da Junta com a ajuda de alguns familiares”, adianta a entidade.

“Fizemos em tempo recorde: demorámos cerca de um mês. Estavam todos muitos entusiasmados e com muita vontade de participar”, diz-nos a responsável da junta.

Foi uma altura especial, com um resultado ainda mais especial. No último mês “passávamos nas ruas das aldeias e havia muita agitação com troca de ideias para fazer os quadrados.”

A árvore tem cerca de 3,80 metros de altura e cerca de 12 metros de diâmetro. As novas iniciativas da junta para manter a população animada e integrada em comunidade mesmo em ano de pandemia serão divulgadas em breve.

Posted by Junta de Freguesia de Medelim on Wednesday, December 1, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT