Na cidade

Basílica de São Pedro pode ser explorada à distância com tecnologia de IA

Vaticano lança experiência virtual com modelo 3D da Basílica de São Pedro e exposições imersivas para 2025.
Um dos pontos mais movimentados da cidade.

A Basílica de São Pedro, em Roma, já pode ser visitada em detalhe e à distância. Esta segunda-feira, 11 de novembro, o Vaticano lançou uma experiência inovadora complementada com inteligência artificial, que permite explorar a estrutura com mais de 400 anos de história.

O projeto, chamado “St. Peter’s Basilica: AI-Enhanced Experience”, resulta de uma parceria entre o Vaticano e a Microsoft. A iniciativa oferece um site interativo com uma réplica digital detalhada do edifício, que permite a visitantes e peregrinos explorarem todos os seus compartimentos. O projeto inclui ainda duas exposições, que terão versões digitais e presenciais durante o Jubileu, em 2025.

Durante três semanas, drones e câmaras captaram mais de 400 mil imagens de alta resolução, usadas para construir um modelo 3D preciso da basílica. Pela plataforma digital, os utilizadores poderão visitar locais emblemáticos como o túmulo do apóstolo São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica.

“A inteligência artificial permite-nos admirar esta Basílica de uma forma única e inovadora, nunca antes vista”, declarou o presidente da Microsoft, Brad Smith. O responsável acrescentou ainda que a basílica fará parte do jogo Minecraft para uso nas escolas. 

A Basílica de São Pedro é o templo religioso mais importante do catolicismo e palco das principais liturgias papais. A construção, iniciada em 1506 e concluída em 1626, contou com o talento de arquitetos como Bramante, Michelangelo e Carlo Maderno. O nome da basílica homenageia São Pedro, o primeiro papa, que está enterrado no local.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT