Quando os britânicos têm de escolher um destino de férias em Portugal, muitos acabam por optar pela zona do Algarve. O calor e as praias idílicas são os dois principais atrativos desta região do País. Para o jornal britânico “The Telegraph”, uma cidade que se destaca na região. A publicação não poupou nos elogios a Vila Real de Santo António, e apelidou-a de “o segredo mais bem guardado de Portugal”.
“Descanse entre as laranjeiras da praça de Vila Real de Santo António, rodeado de casas charmosas do século XVIII e da calçada preta e branca”, recomenda a publicação. Para a publicação, não há cidade tão bela quanto esta, especialmente tendo em conta o seu formato em “forma de navio”.
Entre todos os edifícios que lá existem, destacam o Hotel Guadiana. “Os quartos cheios de luz recriam o glamour do passado da cidade, e no bar pode pedir um dos melhores martinis da zona”, elogiam.
Este não é, no entanto, o único alojamento que mereceu destaque no prestigiado órgão de comunicação social. A Pousada inaugurada em 2021 também o leva numa viagem pelo tempo — ocupa quatro casas também do século XVIII, mesmo na praça principal da cidade, a uns meros metros das laranjeiras que tanto exaltam.
“Os hotéis acrescentaram novos restaurantes aos que já existiam e que continuam a servir comida portuguesa regional, desde o frango com piri-piri ao polvo grelhado”, explicam. Entre vários restaurantes encontra ainda pequenas lojas, como a Soares, “uma loja de vinho na rua Teófilo Braga onde pode explorar o rico mundo vínico português.”
Uma passagem pelo Algarve não podia acabar sem uma ida à praia. Na Praia de Santo António poderá sentir o cheiro dos pinheiros e da resina, numa paisagem complementada pelas dunas cujo areal é quase dourado e que são “decoradas com flores amarelas.” A água do Atlântico, aquecida pelo Mediterrâneo, pode atingir temperaturas de 26 graus. “Como não amar?”, interrogam.
Carregue na galeria para conhecer a Pousada de Vila Real de Santo António, um empreendimento que, segundo o “The Telegraph”, merece mesmo uma visita.