Na cidade

A maravilhosa cidade onde são as crianças que criam as luzes de Natal das ruas

Há vários anos que a localidade escocesa Newburgh se tornou conhecida pelas suas decorações projetadas pelos alunos locais.
O dinossauro, um dos vencedores deste ano.

Newburgh, uma pequena cidade em Fife, Escócia, tem sido notícia em todos os Natais nos últimos anos. Isto porque se tornou conhecida depois de ter criado o projeto de uma comunidade local em que são as crianças em idade escolar quem desenha as luzes de Natal que iluminam as ruas. Desde 2002, a rua principal, Newburgh’s High Street, troca os sinos, flocos de neve ou estrelas e símbolos tradicionais, por pinguins, ursos e bonecos de neve.

Segundo o canal de televisão escocês “STV News“, a cada ano é mesmo realizado um concurso para escolher uma nova luz para se juntar às outras. Este concurso costuma ter uma participação afincada da maioria das crianças.

Tal como tantas outras iniciativas, o concurso não aconteceu em 2020. E este ano, por causa da pandemia, foram lançados dois prémios: um com o tema geral de Natal; outro com o tema da pandemia e do que passámos nos últimos meses. Ou seja, excecionalmente, houve dois vencedores.

O arco-íris.

Assim, em 2021 a coleção colorida de iluminações foi ampliada com um dinossauro festivo e um arco-íris, um dos símbolos do confinamento. Shona Gray, um dos organizadores do Newburgh Action Group, disse ao mesmo canal de televisão: “Obviamente, no ano passado, por causa da Covid, as escolas foram fechadas e não tivemos a oportunidade de fazer a competição infantil.”

Para compensar, o grupo decidiu encomendar duas luzes este ano. “Pedimos às crianças que fizessem um projeto de luz para 2021 ou que representasse o que 2020 foi para as pessoas”, concluiu. Os resultados iluminam agora as ruas desta comunidade do sul da Escócia.

2003 Winner – Jamie Gourlay

Posted by Newburgh Action Group on Sunday, January 3, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT