Já aqui lhe falámos de uma das ruas mais bonitas do mundo, que fica em Portugal: mais precisamente em Águeda, na região de Aveiro. A Rua Luís Camões, agora também conhecida como a rua dos guarda-chuvas, já foi eleita pela CNN como das mais belas no planeta e é fácil de perceber porquê. Todos os anos no verão, desde 2012, e na altura no Natal, desde há três anos, que as imagens arrebatadoras da rua fechada e decorada correm mundo.
Agora, mesmo em ano de pandemia, os guarda-chuvas suspensos estão de volta, na sua versão de Natal. A autarquia de Águeda anunciou, na sua página de Facebook, que a Rua Luís de Camões volta a ser fiel às suas cores e luzes, trazendo magia à época, neste ano tão diferente.
“No verão, a cor dos guarda-chuvas enche as nossas ruas de alegria e, no inverno, é a vez dos guarda-chuvas brancos com luzes de Natal trazerem a magia à nossa cidade. Se pensas que já conheces todas as nossas instalações… estás enganado, há muitos pormenores por descobrir”, explica o município.
A incrível instalação está pela cidade até ao próximo dia 10 de janeiro, e Águeda faz o convite: “aproveita para ver as nossas ruas-postal: a tradicional Rua Luís de Camões, vestida de branco, e todas as outras com decorações diferentes mas igualmente fantásticas”.
Num ano em que estaremos certamente menos com amigos e família, fica ainda mais um repto: “se passares por cá, aproveita para fazeres o teu postal de Natal com as cores de Águeda e envia a todos os amigos e familiares com quem gostarias de poder partilhar uma visita à nossa cidade”.
Este ano, a Câmara Municipal de Águeda decidiu que a sua campanha natalícia iria arrancar um mês antes do habitual, permitindo um período mais alargado para que as pessoas pudessem desfrutar das decorações natalícias com tempo e espaço e fazer as suas compras no comércio local — de novo, com calma e distanciamento.
A autarquia resolveu assim, tendo em conta as contingências provocadas pela pandemia, antecipar em um mês as decorações natalícias. “Este ano, apesar de condicionados pela situação pandémica, a Câmara Municipal continua a surpreender com as iluminações e decorações natalícias, em várias ruas, largos e praças da cidade, tendo investido cerca de 290 mil euros”, explica na sua página.
O objetivo principal deste evento é a promoção da atividade comercial, que tem sido duramente atingida pelo atual momento. “Todos sabemos a situação difícil por que estamos todos a passar, inclusivamente o comércio local, pelo que, antecipando as decorações de Natal, proporcionamos um período mais alargado para que as pessoas possam vir a Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apelando para que todos cumpram as orientações da Direção-Geral de Saúde no que respeita às aglomerações, ao distanciamento social e à etiqueta respiratória.
“Usar a máscara, manter a distância de dois metros e não contribuir para a aglomeração de pessoas são as atitudes e comportamentos que esperamos que sejam cumpridos por todos quantos nos visitem nesta época”, defendeu, acrescentando que, ao contrário de outros anos, não haverá a habitual animação de rua, momentos que poderiam atrair e concentrar um maior número de pessoas.
Mesmo sem animação, as luzes e guarda-chuvas convidam no entanto a fotos perfeitas e a invasão do Instagram já começou.
Todo este fenómeno internacional remonta a 2012, com uma ideia simples que se transformou num sucesso gigante. Há oito anos que um projeto decorou uma rua, a colocou nos mapas turísticos do mundo, fez visitantes procurarem-na, imagens suas inundar o Instagram.
A Luís Camões é agora conhecida como rua dos guarda-chuvas mas, na realidade, os guarda-chuvas suspensos, coloridos e que criam um impacto visual incrível não estão sempre nesta artéria com residências e comércio tradicional.
A ideia surgiu primeiro inserida no âmbito de um reputado festival local apoiado pela autarquia, o AgitÁgueda. Entre música, performances e arte, foi criada uma instalação sem paralelo: “o projecto chama se Umbrella Sky e localiza-se principalmente na Rua Luís de Camões em Águeda, a sua rua principal”, explicava à NiT, no ano passado, fonte da Impact Plan, a empresa que concretizou a invenção.
A empresa em si começou em 2007, “com a vontade de assumir uma posição única na sociedade atual saturada de comunicação”. lê-se no seu site. É uma agência que usa assumidamente “marketing de guerrilha”: diz que as principais táticas são o uso de meios e ações incomuns, fora dos muppies ou banners.
A verdade é que a plataforma, originária de Águeda e com apenas sete funcionários em Portugal, está agora presente em mais de 60 cidades em vários países da Europa, América e Ásia: o reconhecimento veio sobretudo através da instalação artística mais destacada do mundo, este Umbrella Sky Project. “Temos outros projetos como o Color Rain, Bubble Sky, entre outros. Mas o Umbrella Sky é o mais conhecido”, confirmaram então à NiT.
E, desde aquele verão de 2012, todos os anos a história se repete: entre 1 de julho e 30 de setembro, chegam os incríveis guarda-chuvas ao céus do centro de Águeda.
A partir de 2017, eles começaram a chegar também, numa versão especial dedicada à quadra, na altura do Natal. No verão é uma versão colorida e espalha-se a várias ruas do centro da cidade, guarda-chuvas coloridos que parecem flutuar mas também outras instalações artísticas. No Natal a decoração está associada ao evento “Do menor ao maior Águeda é Natal”: outra ação da autarquia que tem crescido e trazido a Águeda milhares de visitantes que procuram ver o maior Pai Natal do Mundo — certificado pelo Guinness — e também o menor Pai Natal do mundo, do artista Willard Wigan.
Voltando ainda ao início de tudo, a inspiração para os guarda-chuvas surgiu de um local óbvio: o filme “Mary Poppins“, de 1964. À NiT, a Câmara de Águeda já confirmou o surpreendente sucesso: “é um evento que transformou a nossa cidade num ponto turístico obrigatório no centro de Portugal”.
A Rua Luís de Camões tem moradores mas também vários comércios tradicionais. Afinal, “tudo começou para ajudar a atrair mais pessoas para o comércio tradicional daquela zona, uma iniciativa da Câmara Municipal para ajudar a combater a crise e promover o comércio local”, conclui a Impact Plan.
Se não conhece ou não se recorda como é a rua no verão, pode ver ou matar saudades com as milhares de partilhas do Instagram: