Quem ouve falar da CUF nos dias de hoje, associa o nome apenas aos hospitais e clínicas, mas a história da empresa fundada por Alfredo da Silva começa muito antes do século XXI. Antes do 25 de Abril, era um dos maiores grupos empresariais do País e operava em diversos setores: construção naval, têxteis, minas, tabacos, bancas e seguradoras. Era também conhecida pelas regalias que proporcionava aos funcionários e construiu uma colónia de férias para os filhos dos trabalhadores que chegou a ser considerada uma das melhores do seu género na Europa — mas acabou por ficar ao abandono.
A história desta colónia em Colares remonta a 1950, o ano em que foi construída. “Foi bastante popular nos anos 60, basicamente acolhia, durante a interrupção dos anos letivos, todos os filhos dos operários e funcionários da CUF”, conta à NiT Rita Constantino, que tem andado a explorar locais abandonados nos últimos três anos.
Entre julho a setembro, o espaço abria a portas a mais de 300 miúdos dos quatro aos 14 anos que vinham de todas as zonas do País — e algumas delas viam o mar pela primeira vez. Durante duas semanas, proporcionavam-lhes umas férias emocionantes: pintavam, faziam trabalhos manuais, assistiam a filmes, passeavam pelo campo e até faziam torneios de futebol.

“Depois do 25 de Abril, os setores acabaram por se dissolver e o espaço deixou de funcionar como colónia de férias. Depois disso passou a acolher e receber eventos lúdicos-culturais”, explica a urban explorer. Com o passar dos anos, a Quinta do Mar (o novo nome) deixou de ser rentável e acabou por fechar as portas no início dos anos 90, ficando ao abandono.
Quando Rita visitou o espaço, no início de 2020, a colónia estava praticamente intacta. “Aquilo que mais me fascinou foi ver as roupinhas, as mesas e os chuveiros pequenos, a capela. Achei incrível”. Por lá, ainda encontrou as camas, as panelas gigantes para fazer comida, os pratos, as chávenas, os aventais e as roupas dos miúdos.
@ritalexandraconstantino COLÓNIA DE FÉRIAS ABANDONADA COM ROUPA DE CRIANÇA! 😱🔦😍 #fy #foryou #abandoned #urbex #portugal #viral #decay #adventure #pov #fyy #house #explore
Em 2021, a promotora Quinta do Mar ‒ Empreendimentos Turísticos apresentou um projeto para reconverter a antiga colónia de férias no concelho de Sintra num hotel de cinco estrelas. A nova unidade turística deverá contar com 89 quartos, todos nos edifícios já existentes, mas o projeto contempla ainda a construção de um novo edifício, onde será implementado um spa com piscina coberta de 25 metros, sauna e ginásio.
A promotora pretende “respeitar e potenciar o conjunto de edifícios pertencentes à antiga colónia de férias da CUF, cuja coerência formal e linguagem arquitetónica serão preservadas”, segundo a descrição do projeto no relatório do estudo de impacto ambiental.
No entanto, já se passaram dois anos e ainda nada está a ser feito. “Passo todos os dias por lá e continua tudo fechado. Sei que havia lá alguém a tomar conta da propriedade ultimamente, mas não sei de que forma é que o projeto avançou”, diz Rita Constantino.
De seguida, carregue na galeria para ver como estava a antiga colónia de férias quando a urban explorer a visitou.