“O pior já passou na ilha da Madeira”, garantiu Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à agência Lusa, aqui citada pela “Observador”. Após ter provocado chuva intensa no arquipélago que foi fustigado por inundações e derrocadas, agora, a depressão Óscar está a aproximar-se de Portugal continental.
Devido à previsão de chuva forte que poderá ser acompanhada por granizo e trovoada, o IPMA colocou 11 distritos sob aviso amarelo esta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de junho.
Bragança e Vila Real vão estar sob alerta a partir das 18 horas desta quarta-feira até à meia-noite. Depois disso, o aviso entra em vigor novamente entre o meio-dia e as 21 horas de quinta-feira, 8 de junho. Já os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro estarão sob aviso amarelo entre o meio-dia e as 21 horas de quinta-feira.
A Madeira, a região mais afetada pela depressão Óscar até ao momento, poderá ser varrida por rajadas até 95 quilómetros por hora entre o meio-dia e as 18 horas de quarta-feira. Este alerta é o terceiro mais grave da escala do IPMA, e é emitido em “situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.