Muitos portugueses associam esta cidade algarvia às praias paradisíacas e às férias — tanto na Páscoa como no verão. A celebração religiosa que acontece em plena primavera é sinónimo, para alguns, de uma escapadinha ao Algarve. E, se optar pela zona de Faro, tem mais um spot onde pode levar os miúdos. Além dos famosos areais, por ali também encontra centenas de espaços verdes que convidam a uma boa tarde de descanso. Um dos mais conhecidos é a Mata do Liceu, que reabriu ao público na passada sexta-feira, 24 de março — e está muito diferente.
A autarquia investiu 1,5 milhões de euros na requalificação do espaço verde, sendo que uma parte significativa foi utilizada para substituir as árvores que lá existiam e representavam um perigo iminente. Estavam doentes e os ramos poderiam cair a qualquer altura. Todas foram abatidas e substituídas por 280 outros exemplares.
Para dar cor àquele espaço, instalaram também um relvado com cerca de 1.500 metros quadrados e semearam diferentes flores numa área de 2.160 metros quadrados. Os tons do prado serão principalmente amarelo e castanho no verão, e verde no outono no inverno.
E como os espaços verdes são sempre bons para exercício físico (especialmente quando está bom tempo), a requalificação incluiu a instalação de um circuito de corrida — uma estreia — embora fosse habitual ver atletas a correrem pelo parque. A par deste percurso, criaram uma zona de street workout, um campo de basquetebol, entre outras infraestruturas de apoio à prática desportiva.