Na cidade

A experiência teatral imersiva onde somos espectadores e atores ao mesmo tempo

A Etiquette é uma nova forma de viver o teatro: duas pessoas sentam-se frente a frente e seguem a voz que ouvem nos auriculares.

Se sempre sonhou ser ator e participar numa peça de teatro, mas nunca surgiu oportunidade (ou simplesmente não tem grande jeito para a representação), há uma nova experiência em Lisboa, a Etiquette, onde pode ser simultaneamente o espectador e a personagem principal. Sim, leu bem: esta é uma nova forma de viver o teatro.

A Etiquette, uma nova performance teatral digital imersiva, chegou pela primeira vez a Lisboa no dia 1 de setembro e irá prolongar-se até 15 de novembro. É no café Bowls & Bar que duas pessoas, sejam amigas ou desconhecidas, se sentam frente a frente e interpretam a peça apresentada uns para os outros.

“É uma pequena experiência imersiva, criada em 2007, pela empresa Rotozaza. A Etiquette é uma experiência para duas pessoas, que são guiadas com auscultadores e têm coisas estranhas na mesma, nunca sabendo o que virá depois”, começa por explicar à NiT Polina Balashova, uma das responsáveis por trazer este conceito para Lisboa.

O projeto de performance digital imersiva foi fundado por Ant Hampton e Silvia Mercuriali e já fez sucesso em Nova Iorque, Londres, Moscovo, França, Alemanha e muitas outras cidades pelo mundo, maioritariamente na Europa. Agora chegou a vez de Portugal. “Vivo aqui e sinto falta deste tipo de experiências imersivas. Escolhemos este espaço porque, para além do dono ser meu amigo, também é no centro da cidade”, diz.

Afinal, o que é isto do autoteatro?

Neste tipo de encenação teatral são os próprios espectadores que interpretam a peça apresentada uns aos outros. A dinâmica é, na verdade, muito simples: os participantes recebem cada um o par de auscultadores e começam a receber instruções (disponíveis em 17 línguas) e dicas visuais sobre o que fazer ou dizer. E é assim que tudo se começa a desenrolar.

“Quando vamos ao teatro, sabemos como funciona: sentamo-nos nas cadeiras e os atores atuam à nossa frente. Esta é uma experiência diferente, porque nunca sabemos como vai ser”, revela.

A peça Etiquette expõe a comunicação humana na sua forma mais crua e delicada e explora a dificuldade de transformar os nossos pensamentos em palavras. Neste experiência imersiva, uma jovem e um velho guiam os participantes nas várias situações, “em que os mundos privados partilhados entre duas pessoas se dividem e se transformam incessantemente”.

A performance oferece a fantasia de falar com alguém sem ter que planear o que dizer e sem se responsabilizar pela situação apresentada. É uma conversa misturada com uma espécie de atuação em que os papéis do público e do ator são assumidos e trocados impercetivelmente.

A experiência tanto pode ser feita com alguém que conhece, ou com um completo desconhecido. “O grande objetivo é a conexão com o outro. Temos histórias de pessoas que participaram e, depois da experiência, até se casaram”, revela Polina.

Ao chegar ao café Bowls & Bar irá encontrar uma mesa preparada com alguns objetos pequenos e dois pares de fones. Só precisa de colocar os auscultadores e seguir a voz que lhe dá instruções. Depois, é só fechar os olhos, respirar fundo, voltar a abrir os olhos e a experiência começa.

A partir daí, os participantes viajam para um mundo paralelo fictício, que existe unicamente para eles. “O outro pode ser um estranho ou não, mas assim que a história começa, a linha entre o ‘eu real’ e o ‘eu ficcional’ dissolve-se completamente, levando cada participante a descobrir-se a si mesmo e ao outro enquanto personagens imprevisíveis da peça, cujas palavras e ações são predeterminadas.”

Os bilhetes estão disponíveis online e os preços começam nos 16€. Carregue na galeria para ver alguns momentos desta experiência singular.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT