Mais de 16 por cento da população adulta portuguesa fuma diariamente, segundo os dados do Eurostat de 2021. Em proporção com a lotação do Estádio Municipal de Leiria — Dr. Magalhães Pessoa, que é de 25 mil espectadores, estamos a falar de cerca de 4200 adeptos fumadores. Numa altura em que este espaço desportivo é palco de uma das grandes competições nacionais de futebol, a fase final da Taça da Liga, houve uma preocupação especial da autarquia em alertar para a vertente ambiental.
“Esta iniciativa é uma oportunidade para reforçar a mensagem de que o desporto e a sustentabilidade caminham lado a lado. Queremos que Leiria, ao acolher a Final Four da Allianz Cup, seja um exemplo de boas práticas ambientais e que esta campanha sensibilize para a importância de descartarmos corretamente os resíduos, incluindo os de tabaco”, adianta Carlos Palheira, vereador da Câmara Municipal de Leiria.
Com as meias-finais da competição a serem disputada por quatro grandes clubes portugueses — Benfica, Sporting, Porto e Sporting de Braga —, o número de adeptos na cidade também aumentou. Mas as beatas no chão do Estádio e nas imediações não.
É que nos dois primeiros dias da Final Four, esta terça e quarta-feira, 7 e 8 de janeiro, foram distribuídos cinzeiros descartáveis, no âmbito da iniciativa “A Final Four não é um cinzeiro”, para que os fumadores colocassem as suas beatas e as descartassem de forma adequada mais tarde.
“Espero que esta ação sirva para sensibilizar os adeptos, todos os que gostam de vir ao estádio ver bom futebol, para esta evidência: as beatas são para colocar no cinzeiro. Não custa nada e, se todos fizermos um bocadinho, vamos ajudar o Ambiente”, apelou Nuno Gomes, vice-presidente do conselho de administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal.
Além do ex-jogador do Benfica, outros nomes relevantes do futebol puderam comprovar na passada quinta-feira o resultado desta ação em Leiria. Beto Pimparel e Luís Boa Morte também se deslocaram à cidade antes da final entre Sporting e Benfica, que acontece este sábado, 11 de janeiro.
Esta iniciativa fez parte da campanha global que decorre desde 2019, “Portugal Não É Um Cinzeiro”, na qual já foram distribuídos mais de 117 mil cinzeiros, em locais como praias, bairros, eventos desportivos e até nos Santos Populares.
Em Leiria, juntaram-se ainda à vereadora da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro da Economia, Catarina Louro, Helena Pires, CEO da Liga Portuga, Rosalina Tanganho e Rui Piteira, manager de sustentabilidade e o responsável pela comunicação institucional da Tabaqueira, respetivamente.
“A sensibilização ambiental e a consciencialização dos fumadores adultos, em particular, para o correto descarte das beatas e dos filtros, é para nós fundamental, tal como o é unirmos esforços, porque esta é uma questão de mudarmos hábitos. Estamos muito gratos à Fundação do Futebol – Liga Portugal e à Câmara Municipal de Leiria por se associarem a esta iniciativa, bem como aos Embaixadores da Liga Portugal, que nos inspiraram e continuam a inspirar com comportamentos que mostram que todos podemos fazer a diferença na proteção do Ambiente”, afirma Rosalina Tanganho.