Na cidade

A idílica gruta portuguesa que foi um dos locais mais pesquisados no Google

Os portugueses também procuraram pela Torre de Belém, Cabo da Roca, Fortaleza de Sagres e Forte de São Miguel Arcanjo.
É garantido que já a conheça.

Portugal está cheio de fenómenos naturais que raramente encontramos noutros países. Temos, por exemplo, as Buracas do Casmilo. São pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente e cujas entradas podem atingir os dez metros. Apesar da singularidade deste monumento natural, ainda é um mistério para muitos portugueses.

Existe outra formação geológica que encanta tanto nacionais como estrangeiros, e é um dos pontos de interesse mais pesquisados no modo Street View da aplicação Google Maps. Fica no Algarve e, provavelmente, já viu dezenas de fotografias desta gruta de sonho.

O Algar de Benagil é um dos postais do nosso País, que não pode mesmo perder. A região pode ser caracterizada pelas suas várias grutas naturais à beira-mar, mas nenhuma como esta: além de ser imensa, possui uma abertura no topo que deixa entrar o sol e cria efeitos de luz e cores únicos. Localizada perto da Praia de Benagil, no concelho de Lagoa, no Algarve, e é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água.

É um enorme sucesso entre quem por lá passa, e tem-se distinguido em várias revistas internacionais. A publicação britânica “AnOther” apelidou-a de “gruta mais bonita do mundo.” “Escondida nas pregas da costa rochosa do sul de Portugal encontra-se uma das mais belas catedrais naturais do planeta”, descrevem. “Algumas grutas são completamente escuras e estão submersas, outras são demasiado pequenas para conseguir entrar — mas a mais famosa é enorme, arejada e iluminada por uma paleta de cores em constante mudança que vem do céu, mar, sol e rochas.”

Para lá chegar é preciso organizar uma viagem de barco ou kayak, ou em alternativa arriscar nadar — e não precisa de ser um profissional: com a maré baixa, levará cerca de dez minutos até lá chegar. 

Além deste fenómeno algarvio, a Google revelou os quatro outros pontos de interesse mais pesquisados no modo Street View em Portugal: Torre de Belém (Lisboa), Cabo da Roca (Sintra), Fortaleza de Sagres (Sagres) e Forte de São Miguel Arcanjo (Nazaré).

Carregue na galeria para conhecer melhor as grutas de Algar de Benagil.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT