Na cidade

A jornalista do “The Guardian” que adorou passar o confinamento numa ilha algarvia

Audrey Gillan diz que aprendeu a amar a beleza e simplicidade deste local no sul de Portugal.
A jornalista ficou rendida.

Depois de passar o primeiro confinamento imposto pela Covid-19 no seu apartamento em Spitalfields, em Londres, no Reino Unido, em setembro, Audrey Gillian, uma jornalista britânica, decidiu fazer do Algarve a sua casa para o segundo confinamento. Primeiro, passou por Olhão, mas foi a Ilha da Armona, onde está atualmente, que lhe roubou o coração. Agora, relata a experiência no “The Guardian”. 

“O sol está a nascer lentamente sobre o Atlântico e eu fico a olhar da casa que aluguei com vista para as dunas da pequena ilha portuguesa da Armona. O som dos barcos de pesca que partem marca a madrugada, uma hora conhecida como a hora azul, agora uma hora em que muitos estão acordados, tendo revirado a cama durante outra noite agitada de pandemia. Tento meditar e fazer exercícios de respiração para me acalmar. ‘Vai ficar tudo bem’, digo eu. E o sol diz isso de volta”, começa por escrever no jornal britânico.

A jornalista fala da sua vida, inclusive de como o primeiro isolamento foi difícil, e continua a relatar a ilha da Armona através do seu olhar. Fala do silêncio do inverno e também do vizinho António — mais conhecido como Tó Luís — que lhe trouxe 13 sardinhas frescas quando chegou, e do almoço de ensopado belga e batatas fritas que provou no terraço do restaurante Lanacosta, com vista para as dunas e o oceano, no dia de Natal.

A britânica menciona também Pam e Zé Pardo, os donos do Armona 4, no cais, que lhe ofereceram um lanche no dia do seu aniversário, em fevereiro. Além disso, revela que fez muitos outros amigos e ficou fã de bivalves.

Ainda na Ilha da Armona, Audrey fala da Páscoa e da segunda fase de desconfinamento em Portugal, que tem início na segunda-feira, 5 de abril, concluindo que, eventualmente, terá de regressar a casa. Pode ler o relato completo no “The Guardian”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT