Na cidade

A linha do Metro que irá ligar Loures a Odivelas vai ter 19 estações — e já têm nomes

O percurso de 13 quilómetros será maioritariamente de superfície. Terá quase quase 20 paragens e deverá estar concluído em 2025.
A linha fica completa em 2025.

A nova linha violeta do Metro de Lisboa, que está prevista estar concluída no final de 2025, vai estabelecer a ligação entre os concelhos de Loures e Odivelas. A confirmação desta ligação foi dada em julho, quando o Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas assinaram o protocolo para avançar com a criação da infraestrutra. Entretanto, já se conhecem aos pontos de paragem do trajeto.

O percurso contará com 19 estações e terá um total de 13 quilómetros. Apesar de se tratar de uma linha maioritariamente de superfície, haverá pelo menos duas em trincheira e três subterrâneas. Onze estações vão estar localizadas em Loures, e as restantes oito em Odivelas.

No concelho de Loures, as paragens serão no Hospital Beatriz Ângelo, Planalto da Caldeira, Torres da Bela Vista, Flamenga, Santo António dos Cavaleiros, Quinta do Almirante, Conventinho, Loures, Várzea de Loures, Infantado e Quinta de São Roque.

Em Odivelas, a linha passará pelo Jardim da Radial, Rama Escolas, Ribeirada, Jardim do Castelinho, estação de Odivelas, Heróis de Chaimite, Chafariz d’El Rei e Póvoa de Santo Adrião.

O investimento insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência e conta com uma dotação financeira de 250 milhões de euros. No âmbito deste protocolo, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver os estudos prévios e a avaliação da viabilidade e conceção deste projeto de mobilidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT