Na madrugada desta sexta-feira, 14 de março, aconteceu um eclipse total da lua. O fenómeno designado como “Lua de Sangue” era esperado por entusiastas e fãs de astronomia e pôde ser visto a olho nu em diferentes países. No entanto, o efeito avermelhado não foi visível de forma tão nítida em Portugal, como em países da América do Sul, por exemplo.
O eclipse começou pelas 5h10, mas o auge aconteceu quase duas horas depois, às 6h58, segundo explicou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O eclipse total da lua “é um fenómeno astronómico em que a Lua adquire um tom avermelhado por mergulhar completamente na sombra da Terra”, explica a entidade. “Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada”.
A primeira “Lua de Sangue” de 2025 foi amplamente partilhada nas redes sociais, como Instagram, Tiktok e X, já que, entre telemóveis e máquinas fotográficas e telescópios, houve milhares de espectadores que não quiserem perder a oportunidade de ver e captar o momento.
@everdaybas
O destaque vai para a metade leste da América do Norte e toda a América Central e do Sul que conseguiram a melhor vista para este fenómeno natural. De forma parcial, foi também possível assistir ao eclipse na Europa, África e Médio Oriente.
Quem não teve oportunidade observar o momento ao vivo, poderá agora ver as imagens incríveis que têm sido partilhadas. Pode também assistir ao vídeo, com quase uma hora de duração, partilhado no site da Nasa, com imagens de vários locais do mundo. Esta é uma ótima oportunidade para assistir com atenção e detalhe ao acontecimento.
O próximo espetáculo do género vai acontecer no próximo dia 7 de setembro, data apontada para um novo eclipse total da Lua. A boa notícia é que haverá visibilidade total no Algarve e na Madeira, Lisboa e Porto.
Leia o artigo da NiT para recordar os melhores eventos astronómicos de 2025, dos eclipses às chuvas de estrelas.
Carregue na galeria para ver algumas imagens partilhadas nas redes sociais.