Na cidade

A Luxury Douro Tours leva-o a passear num clássico pelo Douro — uma experiência única

Pode andar num Chevrolet Bel Air descapotável dos anos 50 ou num Fiat Torpedo 520, um carro de luxo dos anos 20.
Uma forma diferente de conhecer a região.

Um passeio descontraído pelas ruas de uma cidade onde é possível ficar a conhecer a história e cultura da região onde está é sempre significado de um dia bem passado. Se for num daqueles carros clássicos que parecem saídos de um filme antigo, ainda melhor. Afinal, quem é que não gostava de passar um dia num Chevrolet Bel Air dos anos 50, azul e descapotável?

Com a Luxury Douro Tours, tudo isto é possível. O responsável por proporcionar estes momentos únicos é João Cardoso, de 31 anos. Natural de Vila Real, em Trás-os-Montes e Alto Douro, uma cidade cheia de tradições fortes nas áreas da gastronomia e do vinho, juntou a paixão pelo sítio onde nasceu e pelos carros clássicos e criou sozinho uma empresa onde pode mostrar o melhor dos dois mundos.

“Os meus pais sempre trabalharam muito como comerciantes. E o meu pai, quando tinha 20 e poucos anos, já tinha alguns carros que, na época, se diziam desportivos”, começa por contar à NiT João Cardoso. Entretanto, foi obrigado a vender tudo o que tinha, mas aquele bichinho pelos carros antigos nunca desapareceu. Tanto que, 15 anos depois, comprou aquele que era o seu carro de sonho.

“A partir daí começámos a interessar-nos por carros antigos, chegou a comprar mais dois carros nessa época e comecei a trabalhar com eles”, recorda. Ainda estava a terminar a licenciatura em História da Arte, na Universidade do Porto, quando fundou uma empresa relacionada com o transporte de noivos para casamentos. 

Numa altura em que os preços dos carros antigos ainda não estavam tão inflacionados, conseguiram ir comprando uns e trocando por outros mais adequados ao serviço que prestavam. O Chevrolet Bel Air, por exemplo, foi o mais caro e custou cerca de 45 mil euros. Poucos anos depois, já estava avaliado a quase o dobro do preço.

Atualmente conta com uma coleção de nove carros clássicos em excelentes condições e preparados para levarem um grupo de pessoas numa viagem inesquecível pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sem nunca ter deixado de transportar noivos no dia do casamento — deslocações que acontecem sobretudo aos fins de semana e no verão —, durante a semana faz tours de luxo pela história, cultura, tradição e gastronomia por várias cidades da zona.

A Luxury Douro Tours surgiu em 2018, mas só em 2021 é que as viagens começaram a sério. “Foi o melhor ano que tive em relação a serviços prestados. A partir daí, comecei a investir no marketing da empresa e a tentar fazer crescer o projeto”, diz.

Desde o Chevrolet Bel Air, um carro americano da década de 50 que mantém os estofos em pele original , ao Ford Model A Phaeton de 1928, o famoso veículo americano dos anos 20 com um trabalhar mecânico muito característico da época, entre a oferta de carros clássicos da empresa. o difícil é escolher apenas um.

“Consigo transportar as pessoas de forma confortável nos carros e proporcionar-lhes uma experiência digna, é isso que procuramos. Um dos objetivos também é a proximidade com os clientes, até porque passamos muitas horas do dia com eles”, sublinha.

O Cadillac Couple deVille de 1952, o Cadillac El Dorado de 1975, o Fiat Torpedo 520 de 1928, o Chrysler Four Serie 50 de 1928, o Citroen Avant 11BL de 1955 e o Ferrari 360 Spider de 2002 são alguns dos carros que pode escolher. Por serem já antigos, as idas ao mecânico são constantes para garantir que continuam em bom estado. “Este é um serviço diferenciado, uma tour mais cativante para dar a conhecer  as experiências fantásticas aqui da região.”

A oferta inclui passeios turísticos à cidade de Vila Real, com visita aos lugares de interesse histórico, ou uma viagem pelo Douro onde é possível conhecer as quintas e provar os vinhos e a gastronomia da região. Em algumas das tours, estão ainda incluídos passeios de barco e almoço num restaurante típico.

“Durante o dia procuro dar a conhecer a região, a história relacionada com os costumes, tradições e gastronomia. Só por estar num carro antigo, a própria pessoa fica mais predisposta a conhecer a história”, afirma.

Há tours de duas a três horas e outras duram o dia inteiro. Os clientes também podem escolher uma visita personalizada, se assim o desejarem. Os preços variam consoante o veículo e o trajeto escolhido,  mas a visita aos jardins do Palácio de Mateus e a Vila Real, por exemplo, custa desde 60€. Este valor a entrada no palácio e jardins, uma visita ao miradouro e aos locais de interesse histórico da cidade, uma prova de vinho do Porto e doçaria tradicional e uma visita à fábrica de Doçaria Conventual.

Uma das sugestões de um dia é a The Luxury Douro Tour (desde 420€), que inclui uma prova exclusiva de vinhos do Porto, duas visitas guiadas exclusivas às quintas, almoço num restaurante premium e um passeio num barco privado. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns dos carros da Luxury Douro Tours.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT