Um dos dias mais aguardados do ano por todos os lisboetas (e não só) apaixonados apaixonados pelo Natal, finalmente chegou. Esta segunda-feira, 5 de dezembro — um dia antes do inicialmente previsto pela autarquia — a Baixa da capital ficou completamente iluminada. As decorações luminosas escolhidas pela Câmara Municipal enchem a cidade de magia e ajudam qualquer um a entrar no espírito da quadra.
O grande destaque é, como todos os anos, a grande árvore no Terreiro do Paço. Se antes aquela zona já era merecedora de um passeio à noite, agora tornou-se um ponto de passagem obrigatório, tanto para turistas como para residentes. No entanto, não é o único spot da cidade que vai invadir os feeds do Instagram nas próximas semanas.
Na Rua Augusta e na Garrett, existem pavões cheios de luz, enquanto que no Marquês de Pombal a autarquia optou pelos anjos, um símbolo mais religioso. Já para a luxuosa Avenida da Liberdade — que, durante o Natal, faz lembrar Nova Iorque — escolheram as pombas. Existem ainda muitos “outros motivos natalícios pelas praças e ruas” de Lisboa, adianta a Câmara num post do Facebook.
As decorações estarão ligadas até ao Dia de Reis, ou seja, até 6 de janeiro, o que significa que vão estar acesas durante mais de um mês. Atendendo à crise energética que a Europa enfrenta, este ano são utilizadas lâmpadas LED de baixo consumo, e as mesmas estarão a brilhar durante menos tempo — entre as 18 horas e a meia-noite, na maioria dos locais.
A capital tem mais de 1.100 instalações luminosas — que totalizam cerca de 214 quilómetros de cordão de luz, o equivalente a 96 pontes 25 de Abril. A grande novidade deste ano é a projeção do videomapping a 360 graus, no pinheiro de Natal com 30 metros de altura presente na Praça do Comércio.