Na cidade

A maior exposição de construções com LEGO da Europa vai estar em Lisboa

Cinco milhões de peças, um Titanic, um Star Destroyer, um Harry Potter e muito mais — é o que pode esperar.
"Near, far, wherever you are..."

A partir do próximo sábado, 24 de outubro, e até à chegada da primavera do próximo ano (21 de março), Lisboa, recebe uma exposição de LEGO sem precedentes em Portugal, em dimensão e escala. Trata-se, aliás, do maior evento do género na Europa.

São mais de 100 maquetes e construções, criadas com acima de cinco milhões de peças LEGO, que vão recriar figuras, equipamentos e monumentos absolutamente icónicos. Tudo isto, com outras novidades e atrações, acontece numa área de dois mil metros quadrados, na Cordoaria Nacional.

Para todas as idades — e porque gostar de LEGO e construções não tem idade ou gerações — o espaço vai ter, por exemplo, uma incrível maquete do Titanic. Construído com meio milhão de peças à escala de 1:25, tem 11 metros de comprimento e quase três metros de altura. O navio em LEGO foi recriado até ao mais ínfimo detalhe; os visitantes, além de poderem admirar o casco do navio, terão a oportunidade de ver o seu interior.

Haverá ainda a inevitável Grande Zona Guerra das Estrelas, onde os fãs vão encontrar mais de 100 modelos da saga mais famosa do mundo. O Star Wars District é uma coleção extraordinária de modelos com representações de naves, cenas dos filmes, personagens, armas, bases e as batalhas mais conhecidas da saga de culto.

O Star Destroyer.

Outra das atrações é a EREBOR – A Montanha solitária. Trata-se de um dos principais locais da ação do Hobbit, principal objetivo da expedição dos heróis do livro “O Senhor dos Anéis”. Tanto a fachada como o interior foram reproduzidos o mais fielmente possível. A construção tem dois metros de altura, foram usadas mais de 120 mil peças e demorou um ano a ser concluída.

Para um toque de aprendizagem, encontra o Corpo humano — ou uma aula bem diferente de anatomia. Modelos fascinantes mostram a estrutura dos sistemas e órgãos internos humanos, permitem que os mais novos aprendam o funcionamento do corpo e que os mais velhos relembrem os seus conhecimentos de anatomia e fisiologia. Estes modelos, feitos com peças LEGO, facilitam a aprendizagem e são didáticos. Pode ver, com precisão, os órgãos humanos básicos como o cérebro e o coração, bem como os sistemas respiratório, digestivo e esquelético.

Vai também poder espreitar, inteiramente em LEGO claro, um incrível mapa interativo da Europa, que lhe mostra as fronteiras dos países, as suas capitais, bandeiras e principados europeus.

O Corpo Humano.

Pelo espaço da Cordoaria, estarão ainda vários instrumentos musicais — modelos educacionais que mostram os instrumentos musicais mais populares, como viola, trompete, bateria, acordeão e violino; e uma zona dos comboios, com maquetes com pistas de comboios feitas de peças LEGO. Aqui vai poder ver os comboios modernos de alta velocidade europeus: Pendolino, ICE, TGV viajando entre as estações centrais de Varsóvia, Berlim e Paris, além de uma ferrovia industrial.

Outra seção que promete é a do primeiro passo do Homem na Lua: uma maqueta que mostra a cena de “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade” ou o sucesso da missão Apollo 11. Na continuação desta viagem pela História, não poderia faltar a queda do Muro de Berlim: a cena em LEGO descreve a demolição do famoso muro, construído durante a Guerra Fria entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

Além de tudo isto, encontra uma colorida zona de animação. Aqui poderá ver, entre outras coisas, a vila dos Estrunfes com o seu inimigo Gargamel, a terra encantada das princesas e o estádio do Harry Potter. Uma lembrança inesquecível da exposição será uma foto com as figuras inspiradas nos personagens de super-heróis e feitas à escala, como o Capitão América e Thor.

Como se isto tudo não bastasse, há ainda um Fun Park ou zona de diversão: quase 300 metros quadrados de diversão para crianças e não só. A Exposição dos Modelos LEGO oferece a oportunidade de se divertir (não só as crianças, mas também os adultos). É uma área separada com mesas para brincar com peças de LEGO, um espaço para criar estruturas a partir de peças enormes e muitas outras atrações.

O Capitão América.

Finalmente, há também uma segunda exposição, a 3D Trick Gallery, ou a maior coleção de imagens 3D de Portugal. Trata-se da maior galeria de imagens divertidas para fazer selfies no País: dezenas de imagens interativas, iluminação especial e suportes para telemóveis que permitirão criar fotografias únicas.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a exposição tem uma série de regras e limites de capacidade, que pode consultar online. Os bilhetes já estão à venda e começam nos 9€ por pessoa, sendo recomendado pela organização que compra o bilhete Combo, a partir dos 13,50€, para ter acesso às duas exposições.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT