Na cidade

A melhor praia da Europa está rodeada da melhor comida do mundo — e fica aqui ao lado

A Playa de la Concha conquistou o lugar cimeiro da lista das melhores do continente, que inclui seis spots nacionais. E nem todos são no Algarve.

Um dos momentos simultaneamente mais desejados e temidos do ano chegou: a marcação das férias. Até os distraídos e desorganizados acabam por ter de o fazer a tempo e horas, devido às exigências da legislação laboral. Uma vez escolhidos os dias, começa outra odisseia — a negociação familiar relativamente ao destino.

Muitos não concebem passar os dias de descanso da estação quente longe da praia e, por isso, parte do problema está resolvido. Resta escolher o spot perfeito para enterrar os pés na areia, dar mergulhos refrescantes e aproveitar todos os minutos de sol, até o ver desaparecer no horizonte. E aqui é que a coisa pode descambar. Regressamos à praia de sempre, onde já consideramos o vendedor das bolas de Berlim um velho amigo? Ou partimos à descoberta de uma das inúmeras opções maravilhosas espalhadas pelo mundo? O dilema nem sempre é fácil de resolver, mas listas voluntariosas para o ajudar a decidir não faltam. 

A mais recente foi divulgada pela BookRetreats, uma plataforma de reserva de retiros, e elenca as 25 melhores praias da Europa para o verão de 2024. O ranking geral é dominado pela Península Ibérica: Espanha ocupa o primeiro lugar — no total, tem sete áreas balneares referidas — e Portugal surge na segunda posição, tendo conquistado seis indicações na totalidade.

A surpresa da lista chega da Alemanha, que está longe de ser considerada um destino balnear. Já as restantes escolhas surgem em países habituados a estas lides, como a Grécia, a Itália ou a Croácia. A classificação atribuída pela BookRetreats foi baseada na avaliação de fatores como o clima, segurança, acessibilidade, qualidade da água e popularidade.

O nome da praia vencedora diz quase tudo: a La Concha arrecadou 4,29 pontos em cinco possíveis. Sendo a mais bem avaliada pelos turistas, possui águas limpas e cristalinas, clima ameno e fácil acesso a partir do aeroporto de San Sebastián, estando a pouco mais de 20 quilómetros”, descreve a plataforma. 

É uma das três mais conhecidas do País Basco, e fica situada na baía homónima, que tem precisamente com o formato de uma enorme concha. Visto de cima, o contorno do areal, com 1.350 metros de extensão e uma largura média de 40 metros, parece desenhar uma vieira gigante.

Concha
A Baía da Concha, em San Sebastián.

A curvatura natural e o facto de estar protegida do vento e marés pelas montanhas que a rodeiam tornam a Playa de La Concha especialmente atrativa para famílias com miúdos pequenos. A panorâmica única que se pode apreciar a partir do areal — das encostas verdejantes dos montes Igeldo e Urgull aos edifícios alinhados ao longo do Paseo de La Concha, à ilhota de Santa Clara, — faz com que seja frequentemente apontada como uma das melhores praias urbanas do mundo. 

Sendo uma área balnear citadina, dispõe de todos os serviços típicos deste género de spots, como uma zona de guarda-sóis e espreguiçadeiras, balneários públicos com chuveiros, bem como bares e quiosques de apoio. E quando tiver que sair do areal, saiba que está numa das cidades mais gastronómicas do mundo, onde encontra onze restaurantes com estrela Michelin. Se preferir algo menos caro, a cidade velha está lotada de bares de pintxos com comida do outro mundo.

O segundo lugar do ranking pertence à Praia da Falésia, que obteve 4,27 pontos em cinco possíveis. Esta joia algarvia é apreciada pelas suas impressionantes falésias de argila dourada e pelas convidativas águas azuis que excedem os padrões de qualidade europeus”, elogia a BookRetreats. A avaliação não é supreendente — o spot em Albufeira é um verdadeiro habituée dos tops. Em fevereiro já havia sido considerada a melhor praia do mundo nos Traveller’s Choice Awards, do Tripadvisor. 

A lista europeia inclui mais quatro areais nacionais: o da praia da Marinha (na Caramujeira, em Lagoa, no Algarve) em 10.º lugar; o da Ponta da Calheta (em Porto Santo, na Madeira) em 15.º; o da praia da Armona (em Olhão, no Algarve) em 17.º; o da praia do Garujau (na Madeira) em 20.º e a praia da Terra Estreita (na ilha de Tavira, no Algarve) na 23.ª posição.

Carregue na galeria e descubra a lista completa das 25 melhores praias da Europa em 2024, segundo a BookRetreats.  

ver galeria

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT