Na cidade

A melhor praia da Europa fica em Portugal (e a terceira também)

A Praia do Porto Santo, na Madeira, conquistou o primeiro lugar no ranking do "European Best Destinations", com 22 entradas.
Praia de Porto Santo. Fotografia: Site Visit Porto Santo.

Não há português alheio ao facto de que Portugal tem praias inacreditáveis, que brilham ora pelos acessos ao mar, ora pelo areal suave que se estende por vários quilómetros, ora pelos dois. A sua fama, contudo, vai muito além das fronteiras nacionais, facto que se comprova facilmente pelas distinções que volta e meia recebe de viajantes internacionais.

Depois dos utilizadores do Tripadvisor terem colocado a Praia da Falésia, no Algarve, em 12.º lugar numa lista com as 25 melhores praias do mundo para visitarmos em 2022, foi a vez de viajantes de todas as latitudes elegerem a praia de areia dourada de Porto Santo como a melhor da Europa. Destaca-se num ranking com 22 entradas compilado pelo “European Best Destinations”.

Localizada no arquipélago da Madeira, que o site descreve como ideal para quem procura “um destino seguro e ensolarado, que combina natureza, bem-estar, desporto ao ar livre, gastronomia, golfe e ociosidade”, sobressai pelo areal dourado de grão fino e macio que trouxe fama a Porto Santo.

De acordo com a Direção Regional do Turismo, estas areias “são constituídas por microfósseis e pequenos fragmentos de algas calcárias, conchas de moluscos e outros restos fossilizados de organismos marinhos”, símbolo de “um passado com cerca de 30 mil anos de história” e “de imensa produtividade biológica”, que chegou à atualidade “apresentando qualidades e atributos terapêuticos e medicinais” muito “importantes para o tratamento de doenças do foro ortopédico e reumático, entre outras enfermidades”.

“O clima estável e seco com muito sol durante todo o ano e um mar cálido de águas límpidas e tranquilas” que “convidam a banhos prolongados e à prática de uma grande variedade de desportos náuticos” são a cereja no topo do bolo que tornam esta praia tão especial.

A praia de Bolonia, em Espanha, e a do Porto do Seixal, também na Madeira, fecham o pódio da “European Best Destinations”. “Esta praia incrivelmente instagramável, de areia preta vulcânica, é rodeada por restaurantes, chuveiros e casas de banho, além de acomodações com vista para o mar e falésias”, diz a publicação sobre o segundo representante nacional.

Praia do Porto do Seixal. Fotografia: Site Visit Madeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT