Na cidade

A Moita como nunca viu: as fotos do concurso que mostra o outro lado do concelho

"Em Tempos de Pandemia - Um Turismo Seguro" foi o tema lançado aos candidatos. Aqui estão as respostas.
A vencedora, de Nuno Pedro Garcia.

Há mais de 20 quilómetros de frente ribeirinha na Moita. Muitos podem não saber mas, neste concelho da margem esquerda do Tejo, a grande maioria das freguesias está em contacto direto com o rio.

Tal como explica a Câmara na sua página, a nova centralidade e a acessibilidade trazidas pela construção da Ponte Vasco da Gama foram um verdadeiro trunfo no posicionamento do concelho — na região de Setúbal e da Área Metropolitana de Lisboa —, nomeadamente na valorização dos seus recursos naturais e zona ribeirinha; um atrativo para a instalação de novos equipamentos, novas empresas e novos residentes. 

Falta o turismo: isso mesmo, promover a Moita como um destino turístico, um local a visitar num fim de semana, para passear junto ao rio, nas praias, nos espaços verdes. Sobretudo num ano em que o desafio lançado a todos os portugueses é para visitarem, conhecerem e descobrirem Portugal.

#VisitMoita foi por isso o motivo e o repto lançado pela autarquia, num concurso de fotografia que já tem vencedores. “Em Tempos de Pandemia – Um Turismo Seguro” era o tema sugerido no terceiro Desafio Fotográfico da Câmara Municipal da Moita no Instagram do município, de 1 a 30 de setembro.

O júri avaliou dezenas de fotografias, publicadas por 27 concorrentes. Os resultados da edição deste ano mostram um outro lado do concelho, ao criarem verdadeiros postais turísticos. A imagem vencedora foi um duplo ganhador: na escolha do júri e dos votos do público no Instagram. Trata-se de uma imagem com o título “Serenity”, ou Serenidade, de Nuno Pedro Garcia.

A foto mostra a Praia do Rosário, a última praia fluvial do rio Tejo. As conchas das ostras do rio estão um pouco por todo o areal, que tem aproximadamente um quilómetro de extensão. Chuveiros, um restaurante, dois parques de merendas, nadador salvador e um parque infantil são algumas das coisas que vai encontrar nesta zona. 

De seguida, carregue na galeria para ver as restantes vencedoras e conhecer um pouco da Moita em imagens.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT