Na cidade

A neve chegou à Serra da Estrela (e ao Instagram) — vai uma visita?

Segundo as previsões no local, esta quarta-feira volta a nevar e o fim de semana deverá estar perfeito para visitar a região.
Imagem de Sonia_figueiredo_naturphotos no Instagram.

A notícia foi avançada logo na manhã de terça-feira pela NiT: 2022 começou da melhor maneira para todos os fãs de neve, com a queda, logo nestes primeiros dias, de neve na Serra da Estrela, pintando a área de branco. Horas depois, as redes sociais começavam a encher-se de imagens do primeiro nevão do ano.

Nas páginas do grupo MeteoSerradaEstrela no Facebook, por exemplo, as atualizações têm sido uma constante, desde que os primeiros flocos surgiram. As expectativas são, refere-se, de um bom mês de janeiro para os amantes de neve e de desportos na serra.

Por ali, vão sendo partilhadas fotos e imagens, bem como informações úteis. Uma delas é a de que esta quarta-feira, 5 de janeiro, é esperada mais neve, informação confirmada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera nas suas páginas.

Bom dia! ❄️🌨️Estradas todas transitáveis 🛣️⚠️Atenção que após as 12h está prevista nova queda de neve nas cotas mais altas.⚠️Tenham cuidado lá por cima.

Posted by Meteoestrela – Serra da Estrela on Wednesday, January 5, 2022

Outra é o cálculo de que, com a neve que tem caído e as temperaturas esperadas no topo da serra para os próximos dias — cinco graus negativos de mínima, segundo o IPMA — tudo indica que o próximo fim de semana vá ser bom para a primeira escapadinha do ano à Serra.

Mas há quem por lá já ande; que o digam as partilhas das redes sociais. Pessoas mais conhecidas também fazem inveja aos seus seguidores, como é o caso de Ana Garcia Martins, ou A Pipoca Mais Doce, que apanhou mesmo esta primeira neve do ano.

A influenciadora e comentadora tem partilhado várias imagens que mostram como está o ponto mais alto do País — e até há quem comente que, dias antes, tinha lá estado sem conseguir ver neve.

A neve deverá à partida aguentar-se nos próximos dias devido às temperaturas negativas — em dúvida e antes de ir, pode ir consultando páginas como a da Estância de Ski da Serra, que vão atualizando numa base diária, quer o estado e quantidade da neve, como os acessos, por vezes cortados temporariamente devido ao excesso de gelo.

Para os portugueses que não passam sem uma escapadinha à neve em família, este início do ano pode ser, assim, ser a altura ideal para aproveitar os primeiros nevões e até o ajudamos com sugestões onde ficar. Como já lhe contámos, a Pousada da Serra da Estrela, localizada a 1200 metros do Parque Natural da Serra da Estrela na Covilhã (o ponto mais alto de Portugal continental) é sempre uma boa opção.

Nesta unidade hoteleira encontra, além dos quartos super confortáveis, alguns dos quais comunicantes para poder acolher todos os membros da família (incluindo animais de estimação), um restaurante para provar os sabores da região e um bar para desfrutar do serviço a qualquer hora do dia. A unidade tem um rigoroso protocolo de procedimentos de higienização face à Covid-19, tendo merecido a distinção do selo Clean & Safe e as reservas e informações podem ser online.

Se preferir, pode também experimentar o H2otel Congress & SPA, um resort incrível na Serra que a NiT visitou o ano passado — pode, por isso, descobrir tudo na nossa reportagem. Neste hotel com piscinas com água quente ao ar livre, um sonho absoluto de inverno, há noites nesta altura do ano a partir de 300€, o quarto duplo.

Finalmente, para quem prefere um alojamento mais familiar porém igualmente incrível, há cabana perfeita que pode alugar, no Airbnb. O Chalet da Ovelhita é uma verdadeira escapadinha de sonho, romântica e acolhedora, e a NiT já lhe revelou tudo sobre este alojamento que fica mesmo nas Penhas de Saúde e que começa nos 150€ por noite.

Se optar por ficar em casa, pode sempre espreitar algumas das dezenas de publicações, com fotos incríveis da Serra com neve, que começam a invadir as redes sociais e lhe dão uma boa ideia de como está a região.

 

d

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT